Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/1040
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Lúcio Yanel e o Violão Pampeano: memória(s), história(s) e identidade(s) de um fazer musical no sul do Brasil
Other Titles: Lúcio Yanel e o Violão Pampeano: memória(s), história(s) e identidade(s) de um fazermusical no sul do Brasil
metadata.dc.creator: Santos, José Daniel Telles dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Nogueira, Isabel Porto
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo visa inicialmente, registrar e analisar parte da história de vida do violonista argentino Lúcio Yanel (1946), bem como sua produção artística nas últimas três décadas no Rio Grande doSul. As práticas sócio-musicais desta região evocam reflexões a respeito da memória social, história, identidade e tradição relacionadas a fenômenos culturais como os festivais de música nativista e a processos identitário-culturais no estado. O estilo violonístico, do qual Yanel é portador, é apresentado através de reflexões acerca das características musicais deste violão, ora denominado pampeano, a partir da análise de uma interpretação musical do violonista. Considerando a obra e a produção deste artista, foram levantadas algumas discussões, a partir dos relatos de outros violonistas, sobre a possível formação de uma escola violonística ligada à música do Pampa no estado do Rio Grande do Sul. Através da História Oral, da pesquisa documental e da análise musical, parte da história de vida de Lúcio Yanel, adquire registro inédito nesta pesquisa que visa contribuir para o debate e a análise das práticas sócio-musicais no Rio Grande do Sul, sobretudo àquelas ligadas a musica pampeana e ao violão regional
Abstract: This study aims initially to register and analyze the life history of the Argentinian guitarist Lúcio Yanel (1946), as well as his artistic production in the last three decades in Rio Grande do Sul. This region s social and musical practices evoke reflections on the social memory, history, identity and tradition related to cultural phenomena such as native music festivals and the identity-cultural processes in the state. The guitarist style, which Yanel carries, is presented through reflections on the musical characteristics of this guitar, which is sometimes called Pampeano, from the analysis of a musical interpretation of the guitarist. Considering the production and work of this artist, some discussions have been raised from the reports of other guitarists about the possible formation of a guitar school connectedto the music of the Pampas in the state of Rio Grande do Sul. Through oral history, documental research and musical analysis, part of the life story of Lúcio Yanel acquires a new registration in this research that aims to contribute to discussion and analysis of socio-musical practices in Rio Grande do Sul, especially those connected to pampeanomusic and regional guitar
Keywords: Lúcio Yanel
Memória
Identidade
Cultura regional
Violão pampeano
Memory
Identity
Regional culture
Pampeano guitar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
Citation: SANTOS, José Daniel Telles dos. Lúcio Yanel e o Violão Pampeano: memória(s), história(s) e identidade(s) de um fazermusical no sul do Brasil. 2012. 305 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1040
Issue Date: 24-Apr-2012
Appears in Collections:Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jose_Daniel_Telles_Santos_Dissertacao.pdf5,03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.