Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/142
metadata.dc.type: Article
Title: Resistência de união à dentina de um sistema adesivo convencional após aplicação de dessensibilizantes dentinários
Authors: Hilgert, Leandro Augusto
Silva, Simone Beatriz Alberton da
Masotti, Alexandre Severo
Conceição, Ewerton Nocchi
Abstract: Para testar a influência da utilização de dessensibilizantes dentinários na resistência adesiva entre dentina e resina composta, usando o sistema adesivo convencional Scotchbond Multi-uso Plus - 3M, foram expostas as superfícies dentinárias de terceiros molares recém-extraídos e sobre estas foram aplicados os dessensibilizantes Gluma – Heraeus Kulzer (GL) ou Oxa-gel - Art-Dent (OX), seguidos do sistema adesivo e da restauração com resina composta Z250 - 3M. Foi também confeccionado um grupo controle (CO), sem a aplicação de dessensibilizantes. Os dentes, devidamente preparados e restaurados, foram cortados longitudinalmente em palitos com área de união de aproximadamente l,4mm2 . Os palitos foram adaptados a um paquímetro modificado e este a uma máquina de ensaios universal EMIC DL2000, que realizou os testes de tração. As resistências adesivas expressas em MPa foram 29,63±S,09 (CO), 29,08±5,31 (GL) e 26,13±6,56 (OX). Os dados foram submetidos a análise estatística pelo teste de análise de variância, que demonstrou não haver diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Os resultados permitem concluir, dentro da metodologia deste estudo in vitro, que a aplicação prévia de dessensibilizantes dentinários a um sistema adesivo convencional não altera a resistência adesiva entre dentina e resina composta.
Keywords: Odontologia
Dentística
Adesivos dentinários
Permeabilidade da dentina
Resinas compostas
Resistência à tração microtração
Publisher: Jornal Brasileiro de Clínica Odontológica Integrada
Citation: HILGERT, Leandro Augusto et al. Resistência de união à dentina de um sistema adesivo convencional após aplicação de dessensibilizantes dentinários. Jornal Brasileiro de Clínica Odontológica Integrada, Curitiba-Brasil, v. 8, n. 43, p. 21-24, 2004.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/142
Issue Date: 2004
Appears in Collections:Departamento de Semiologia e Clínica: Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo_periodico_06.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.