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Tipo: Dissertação
Título: Projeto Político Pedagógico em Ação : discutindo a emancipação de base freiriana - a voz de educandos do Colégio Municipal Pelotense
Autor(es): Barz, Carlos Alberto
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pitano, Sandro de Castro
Resumo: A construção de um mundo humanizado exige a implementação de processos educativos críticos e transformadores. Neste sentido, este trabalho buscou analisar o desenvolvimento do conceito de emancipação proposto pelo projeto político pedagógico do Colégio Municipal Pelotense, levando em consideração que este é tomado a partir do pensamento de Paulo Freire. Deste modo, o objetivo central desta pesquisa buscou responder em que medida os estudantes dessa escola manifestam algum indício de posicionamento emancipatório coerente com a proposta político-pedagógica de Freire. A partir da fala da coordenação pedagógica da escola pesquisada, percebeu-se que o conceito de emancipação é interpretado como uma conquista política efetivada a partir da emersão político-social, buscando a formação de cada sujeito voltado para o comprometimento com um projeto de sociedade na direção dos objetivos universais. A pesquisa demonstrou que existem aproximações do conceito de emancipação pensado pelo Colégio Municipal Pelotense e a categoria freiriana do ser-mais. Como procedimento metodológico, a investigação utilizou o recurso do diálogo estabelecido a partir do encontro entre o pensamento de Freire e os sujeitos da pesquisa (alunos do terceiro ano do ensino médio). No caminho investigativo, o estudo buscou desdobrar o ser-mais freiriano, donde foram extraídas as categorias: autonomia, diálogo, conscientização e ética, que serviram para teorizar a exposição dos sujeitos da pesquisa mediada pela problematização dos temas emergentes na realidade sócio-econômica dos estudantes
Abstract: The construction of a humanized world demands the implementation of critical and educational processes capable to transform. In this sense, this work aimed to analyze the development of the emancipation concept proposed by the pedagogic political project of the Pelotense Municipal School, taking into account that this is taken from Paulo Freire's thought. This way, the central objective of this research looked for answering in what measure the students of this school manifest some indication of a coherent positioning of emancipation with the political-pedagogic proposal of Freire. Starting from the speech of the pedagogic coordination of the researched school it was noticed that the emancipation concept is interpreted as a political conquest executed from the political-social emersion, looking for each subject's formation gone back to the compromising with a society project in the direction of the universal objectives. The research demonstrated that there are approaches of the emancipation concept thought by the Pelotense Municipal School and the be-more freiriana category . As methodological procedure, the investigation used the resource of the established dialogue starting from the meeting between the thought of Freire and the subjects of the research (students of the third year of the high school). In the investigative way the study intended to unfold the freiriano s be-more, from where were extracted the categories: autonomy, dialogue, understanding and the ethics, that were used to theorize the exhibition of the subjects of the research mediated by the problem-solving of the emerging themes in the socioeconomic reality of the students
Palavras-chave: Escola
Educação
Emancipação
Ser-mais
Paulo Freire
School
Emancipation
Be-more
Paulo Freire
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Pelotas
Sigla da Instituição: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BARZ, Carlos Alberto. Projeto Político Pedagógico em Ação : discutindo a emancipação de base freiriana - a voz de educandos do Colégio Municipal Pelotense. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1612
Data do documento: 30-Jun-2010
Aparece nas coleções:Pós-Graduação em Educação: Dissertações e Teses

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