Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/1758
Tipo: masterThesis
Título: Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor
Título(s) alternativo(s): Feasible contributions of the Supervised Curricular Internship for the construction of teacher professional identity
Autor(es): Neves, Cíntia Silva de Vasconcelos
Resumo: Este trabalho buscou compreender questões acerca do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e da Identidade Profissional (IP) de Professor, no processo de formação dos professores. A questão balizadora dessa pesquisa consistiu em entender quais as possíveis influências da regência de classe realizada no Estágio Curricular Supervisionado para a construção da Identidade Profissional de professor dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande FURG. O percurso trilhado por essa investigação escolheu caminhos metodológicos que optaram por uma pesquisa de abordagem qualitativa, a qual coletou dados por meio de entrevista semiestruturada envolvendo seis colaboradoras de duas turmas do quarto ano do curso referido, do turno da manhã e da noite. Por meio da análise e interpretação dos dados foi possível perceber que, a formação inicial atendeu às Diretrizes Curriculares Nacionais, embora apresentasse lacunas em sua configuração curricular e foi através desse processo formativo que as estagiárias chegaram à etapa da regência de classe do ECS e, após esse período conseguiram se reconhecer como professoras, evidenciando que as atividades e as responsabilidades em assumir a frente de uma turma manifestam-se em contribuições que a regência de classe oferece para a construção da IP de professor
Abstract: This study attempted to understand issues about Supervised Curricular Internship (SCI) and teacher professional identity (TPI), in the teacher training process. The landmark question of this research was to understand which are the possible influences of regency class held in Supervised Curricular Internship for the construction of teacher professional identity of students in the Faculty of Pedagogy of Federal University of Rio Grande - FURG. The pathway trodden by this research chose methodological paths that opted for a qualitative research, which collected data through semi-structured interviews involving six people, of two classes, in the fourth year of the course in question, of both shifts: morning and night. Through analysis and interpretation of data it was possible realize that the initial formation attended the National Curriculum Guidelines, though having gaps in their curriculum setting and it was through this training process that trainees come to the stage of regency of class of the SCI and, after this period could recognized themselves as teachers, showing that the activities and responsibilities in assume the front of a class are manifested in contributions that the regency of class provides for the construction of TPI
Palavras-chave: Formação inicial
Estágio curricular supervisionado
Identidade profissional de professor
Initial training
Supervised curricular internship
Teacher professional identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Pelotas
Sigla da Instituição: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: NEVES, Cíntia Silva de Vasconcelos. Feasible contributions of the Supervised Curricular Internship for the construction of teacher professional identity. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.
Tipo de Acesso: OpenAccess
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1758
Data do documento: 8-Jul-2011
Aparece nas coleções:Pós-Graduação em Educação: Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdf548,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.