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dc.contributor.advisorMarin, Elizara Carolinapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Gabriela Machadopt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:49:07Z-
dc.date.available2013-02-27pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:49:07Z-
dc.date.issued2012-03-26pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Gabriela Machado. Policies of Sport and Leisure: The role of the university in question. 2012. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1774-
dc.description.abstractThis dissertation, linked to the line of Memory, Culture and Society Research Program Graduate Physical Education, Federal University of Pelotas has the theme of this study sport and leisure in the Brasilian federaluniversities. In this regard, intend to understand the Brasilian public universities formulate policies for sport and leisure and what the content of the existing proposals. To account for such details we seek to identify how these issues are addressed in demonstrations Pedagogical Projects Institucional Development Plans and Project REUNI of the Brazilian federal universities. We made a documentary sources was based on content analysis proposed by Bardin (1977). The results revealed that while all universities surveyed mention the sport and leisure as in theirs documents the notes allude, preeminently, sports and leisure as a strategy for student assistance, as elements to be addresses in improving the insfrastruture, and mechanisms of interaction with external community and between the international community, to improve the working conditions of the servers. Only one of the institutions points to the sport and leisure as a social right, constitutionally ensure insdispensable for the formation of the individual citizen. About the concept of leisure, the predominant view is of a functional welfare and institucional policies not consistent with the national Sports Policy. We emphasis that althought the existence of the documentary record does not ensure the realization of concrete actions, to be entered on the list of concerns of universities, especially in the writing of their documents, can show a form of these institutions engage with the social life of the place where are inserted and to articule with the support and ensure of human rightseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-08-20T13:49:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gabriela Machado Ribeiro.pdf: 1183673 bytes, checksum: cded70400a37e41064abf703b8720cbf (MD5) Previous issue date: 2012-03-26en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEsporte e lazerpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectUniversidade públicapor
dc.subjectSporteng
dc.subjectLeisureeng
dc.subjectPublics policyeng
dc.subjectPublic universityeng
dc.titlePolíticas de Esporte e Lazer: o papel da universidade em questãopor
dc.title.alternativePolicies of Sport and Leisure: the role of the university in questioneng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDCPF:00058550046por
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216409T7por
dc.contributor.advisorIDCPF:01010101010por
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705033D0por
dc.description.resumoEsta dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Memória Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas tem como temática de estudo o esporte e o lazer nas universidades federais brasileiras. Nesta perspectiva, intentamos compreender se as universidades públicas brasileiras formulam políticas de esporte e lazer e qual o teor das propostas existentes. Para dar conta de tal detalhamento buscamos identificar de que forma as questões relacionadas a essas manifestações são contempladas nos Projetos Pedagógicos Institucionais, Planos de Desenvolvimento Institucional e projetos do REUNI das universidades federais brasileiras. Para tanto, realizamos a análise documental dos documentos oficiais de 15 universidades federais. O processo analítico das fontes documentais pautou-se na análise de conteúdo preconizada por Bardin (1977). Os resultados revelaram que embora todas as universidades investigadas mencionem o esporte e lazer em seus documentos os apontamentos aludem, preeminentemente, ao esporte e lazer como estratégia de assistência estudantil; como elementos a serem contemplados na melhoria da infraestrutura institucional; como mecanismos de interação com a comunidade externa e entre a comunidade interna; de melhoria das condições de trabalho dos servidores. Apenas uma das instituições aponta o esporte e lazer como um direito social, constitucionalmente garantido indispensável para a formação cidadã do sujeito. No que tange a concepção de lazer, o entendimento preponderante é de caráter funcionalista assistencialista e as politicas institucionais não coadunam com a Política Nacional de Esporte. Destacamos que embora, a existência do registro documental não garante a efetivação de ações concretas, ao estarem inseridos na pauta de preocupações das universidades, especialmente na redação de seus documentos, poderá evidenciar uma forma de essas instituições se comprometerem com a vida social do lugar onde estão inseridas e a de se articularem com a sustentação e garantia dos direitos humanospor
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.countryBRpor
Appears in Collections:Pós-Graduação em Educação física: Dissertações e Teses

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