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metadata.dc.type: masterThesis
Title: Macho, bailarino e homossexual: um olhar sobre as trajetórias de vida de professores dançantes
Other Titles: Male dancer and gay: a look at the life trajectories of teachers dancing
Authors: Nascimento, Diego Ebling do
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rigo, Luiz Carlos
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar as trajetórias de vida, a partir das narrativas dos profissionais da dança que atualmente se reconhecem homossexuais, são formados em educação física e trabalham com a dança. Verificarmos o impacto e as consequências da homossexualidade na trajetória profissional destes professores, além de descrever a relação familiar, a formação inicial e o mercado de trabalho de cada um dos profissionais. Os sujeitos foram compostos por cinco professores/bailarinos. A referência metodológica foi pautada na perspectiva qualitativa. Como a proposta da pesquisa não se limita a um único caso, mas a um conjunto de professores de dança/bailarinos pré-selecionados, o procedimento adotado para coleta de dados foi o estudo de casos múltiplos. Optamos, então, pelo estudo de casos de trajetórias de vida. A pesquisa foi realizada através de uma entrevista temática semiestruturada. Escolhemos realizar uma amostra intencional, tendo em vista que os sujeitos que atendem ao perfil desejado pelo pesquisador foram os indivíduos que fizeram sua trajetória acadêmica na área da educação física, trabalham com a dança e se assumem homossexuais. Para tratar os dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que as mães apareceram como maior referência familiar e demonstravam, como os pais, inquietações motivadas pela baixa remuneração dos professores. Atualmente, todas as famílias aceitam a homossexualidade. A religião católica despertou em dois entrevistados o sentimento de inferioridade. Todos os entrevistados encontraram nas práticas corporais um meio de maior aceitação de colegas e amigos. Quanto ao mercado de trabalho identificamos que há maior preferência por trabalhar em espaços não formais, que são poucas as políticas públicas para a dança no Rio Grande do Sul, que o preconceito ainda está presente tanto no espaço formal quanto não formal e que foi demonstrada preocupação com quem está no mercado de trabalho, pois os entrevistados consideram que muitos ministrantes de aulas de dança não tem a formação necessária para estarem atuando. Acreditamos que a presente pesquisa trouxe contribuições científicas para o âmbito dos estudos de gênero e sexualidade. No entanto, muitos estudos relacionados a esta temática ainda podem ser realizados. Palavras-chave:
Abstract: The present research aims to analyze, from narratives, professional dancers‟ life trajectory, who currently understand them as homosexuals, are under-graduated in Physical Education, and work with dancing. It was analyzed the impact and consequences of homosexuality on these professional teachers‟ career, besides describing their family relationship, their primary academic qualification, and their labor market. The sample was comprised of five professional dancers/teachers. The methodological reference being used was qualitative wise. As the purpose of the research is not limited to a single case, but to a pre-selected group of professional dancers/teachers, the adopted procedure for data collection was a multiple-case study. It was chosen, therefore, a life trajectory‟s study case. The research was made by means of a thematic semi-structured interview. An intentional sample was chosen, as the selected sample is formed by individuals who work with dancing, are openly homosexuals, and whose academic career was in Physical Education field. In order to process the data, the content analysis technique was used. The results show that mothers are present as the major family reference and demonstrated, likewise fathers, their concerns relating to teachers‟ low pay. Today all families accept homosexuality. The Catholic religion, however, sprang the feeling of inferiority in two interviewees. All the interviewees found through body practices a greater acceptability from workmates and friends. Concerning labor market, it was identified a preference for working in non-formal environments, the existence of few public policies for dancing in Rio Grande do Sul, that prejudice is still present in both formal and non-formal workplaces, and that there is a concern relating to who is integrated in the labor market, since many dancing classes tutors do not have the necessary formation, according to the interviewees. It is believed that the present research contributes scientifically for gender and sexuality studies. However, many studies related to this theme can still be put into practice.
Keywords: Dança
Homossexualidade
Corpo
Educação física
Estudos de gênero
Trajetória de vida
Dancing
Homosexuality
Body
Physical education
Gender studies
Life trajectory
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Escola Superior de Educação Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: NASCIMENTO, Diego Ebling do. Male dancer and gay: A look at the life trajectories of teachers dancing. 2013. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1794
Issue Date: 7-Feb-2013
Appears in Collections:Pós-Graduação em Educação física: Dissertações e Teses

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