Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/1805
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Qualidade de vida e Satisfação com o trabalho de profissionais de Educação Física atuantes em academias da cidade de Pelotas-RS
Other Titles: Quality of life and satisfaction with the work of physical education professionals working in gyms in the city of Pelotas
Authors: Bevilacqua, Lidiane Amanda
metadata.dc.description.resumo: Atuando como centros de voltados à prática de exercícios físicos, as academias sofreram uma serie de transformações ao longo do tempo, intensificado a partir da década de 1970, quando o culto a forma ganhou dimensões representativas na sociedade. Com o crescimento do número de academias aumentou o interesse em verificar as condições de trabalho e aspectos relacionados à saúde e qualidade de vida dos profissionais que atuam nesses serviços. A qualidade de vida dos profissionais pode ser influenciada pelo nível de satisfação percebida no seu ambiente de trabalho. A satisfação profissional visa dar respostas a um estado emocional e às experiências enfrentadas no contexto do trabalho. Podendo essa resposta ser apresentada como um sentimento e forma de estar positivos perante a profissão, ou de maneira inversa, quando tal sentimento e forma de estar na profissão não se verificam, caracterizando a presença de insatisfação. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo investigar a satisfação profissional e a qualidade de vida dos profissionais que atuam nas academias de ginástica da cidade de Pelotas - RS, e examinar suas relações e fatores associados. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo observacional, de corte transversal. A coleta de dados será realizada através de um questionário, contendo questões referentes à parte, sociodemográfica, comportamental e nutricional, qualidade de vida e satisfação profissional dos profissionais que atuam nas academias da cidade de Pelotas
Abstract: Acting as centers focused on physical exercise , the academies have undergone a series of transformations over time , intensified since the 1970s , when the cult of form gained representative dimensions in society . With the growing number of academies increased interest in checking the working conditions and issues related to health and quality of life for professionals working in these services . The quality of life of the professionals can be influenced by the level of perceived satisfaction in their work environment . Job satisfaction aims to provide answers to an emotional state and experiences encountered in the workplace . This response can be presented as a way of being and feeling positive towards the profession , or conversely , when such feeling and way of being in the profession do not occur , characterized by the presence of dissatisfaction . Objective: This study aims to investigate the job satisfaction and quality of life for professionals working in the gyms of Pelotas - RS , and examine their relationships and associated factors . Methodology : This was a descriptive , observational , cross-sectional . Data collection will be conducted through a questionnaire containing questions relating to the part , sociodemographic , behavioral and nutrition , quality of life and job satisfaction of professionals working in the academies of Pelotas
Keywords: Academias
Qualidade de vida
Satisfação profissional
Academies
Quality of life
Professional satisfaction
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Escola Superior de Educação Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: BEVILACQUA, Lidiane Amanda. Quality of life and satisfaction with the work of physical education professionals working in gyms in the city of Pelotas. 2013. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1805
Issue Date: 15-Feb-2013
Appears in Collections:Pós-Graduação em Educação física: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lidiane Amanda Bevilacqua.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.