Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/1820
metadata.dc.type: masterThesis
Title: O CORPO COMO PALCO DA TEATRALIDADE HUMANA: marcas na formação acadêmica
Authors: Amaral, Augusto Luis Medeiros
metadata.dc.description.resumo: Esta escrita pretende contribuir com a construção do conceito de teatralidade humana, corporificando-se enquanto são enunciadas memórias e experimentações. Trata-se de um processo de formação inspirado na filosofia da diferença, cujo dispositivo é o teatro. Procura evidenciar corpos que interagem, devires, marcas, dispersões; fornecendo elementos que compõem um conjunto prático-teórico. Ações e ideias geradas durante incursões no território alheio, na fronteira entre arte, filosofia e educação em uma zona de mutação. O campo empírico da pesquisa constitui-se fundamentalmente a partir das práticas como professor da disciplina Filosofia da Educação e Filosofia da Educação Física no curso de licenciatura em Educação Física, da Faculdade Atlântico Sul em Pelotas, aqui entendidas como práticas de Si. Um trabalho desenvolvido em torno da valorização dos processos de formação de seus agentes, colocando em questão o campo formal da educação, a relação tradicional entre sujeito e objeto de pesquisa, os modelos hegemônicos e os produtos acabados. O campo de problematização surge a partir do embate com o vivido e define os rumos metodológicos da pequisa.
Abstract: This piece of writing intends to contribute to the concept of human theatricality, corporifying itself while memories and experimentations are stated. It is a process of development inspired on the philosophy of difference, the device of which is the theater. It tries to make bodies that Interact, transformations, markings, dispersions evident, providing elements that compose a group of practice-theory.Actions and ideas generated during incursions in alien territory, at the frontier among art, philosophy, and education in a changing zone. The empirical field of research is constituted fundamentally from the experience of teaching Educational Philosophy and The Philosophy of Physical Education in the undergraduate course of Physical Education, at the Atlântico Sul College, understood here as the practice of Oneself. Work developed around the recognition of the processes of development of its agents, questioning the formal field of education, the ditional relation between the subject and the object of research, the hegemonic models, and the finished product.The field of problem making appears from the resistance to living and defines the methodological pathway of research.
Keywords: Experimentação
Formação
Memória
Teatralidade humana
Development
Memory
Human theatricality
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Escola Superior de Educação Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: AMARAL, Augusto Luis Medeiros. O CORPO COMO PALCO DA TEATRALIDADE HUMANA: marcas na formação acadêmica. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1820
Issue Date: 30-Mar-2009
Appears in Collections:Pós-Graduação em Educação física: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
augustoamaral.pdf11,2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.