Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/1822
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMendes, Valdelaine da Rosapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Neivapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:49:13Z-
dc.date.available2009-06-17pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:49:13Z-
dc.date.issued2009-03-27pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Neiva. Educação Física no contexto da Escola Ciclada. 2009. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1822-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-08-20T13:49:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 neivapereira.PDF: 1363889 bytes, checksum: d76e2e61a1efac28de97c98e6abd6654 (MD5) Previous issue date: 2009-03-27en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectProfessores de educação físicapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectOrganização do trabalho docentepor
dc.subjectCiclos de formaçãopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectTeachers of physical educationpor
dc.subjectPhysical educationpor
dc.subjectOrganization of the teaching workpor
dc.subjectCycles of formationpor
dc.subjectPublic politicspor
dc.titleA Educação Física no contexto da Escola Cicladapor
dc.titleEducação Física no contexto da Escola Cicladapor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDCPF:32357052015por
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744151Z2por
dc.contributor.advisorIDCPF:690057605015por
dc.contributor.advisorLattes//lattes.cnpq.br/6848764344636670por
dc.description.resumoO tema deste estudo foi como se constitui a Educação Física, na escola organizada por ciclos de formação, no Município de Caxias do Sul. As investigações foram norteadas pela seguinte questão problema: Como os professores de Educação Física organizam seu trabalho docente e dinamizam suas ações cotidianas, tendo como espaço de atuação as escolas organizadas por ciclos de formação? O detalhamento desta investigação, de natureza qualitativa e com característica de um estudo etnográfico no âmbito da educação, foi feito junto aos professores de Educação Física, Equipes Diretivas e Coordenação Pedagógica verificando como acontece a organização das ações dos professores de Educação Física neste local ora apresentado para o desempenho de suas atividades profissionais. Também analisei qual é a realidade educacional, nesse contexto e qual é a aplicabilidade do componente curricular de Educação Física como elemento contributivo para a aprendizagem do aluno nesse processo. Para a coleta de informações, utilizei entrevistas semi-estruturadas e também anotações em diário de campo organizado através da observação participante, complementadas pela análise documental.por
dc.description.resumoThe subject of this study was how the Physical Education, in the cycling school is estabilished, in the City of Caxias do Sul. The researchs had been guided by the following problem question: How the teachers of Physical Education organize their teaching work and diversify their daily actions, having as performance space the cycling schools. The detailing of this research, of qualitative nature and with characteristic of a ethnographic study within the scope of the education, was made next to the teachers of Physical Education, Directive Teams and Pedagogical Coordination verifying how the organization of the actions of the teachers of Physical Education happen in this place uded for the performance of their professional activities. Also I have analyzed what is the educational reality, in this context and what is the applicability of the curricular component of Physical Education as contributive element for the learning of the pupil in this process. For the collection of information, I have also used alf-structuralized interviews and notations in a diary organized by the participant comment, complemented by the documentary analysis.por
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.countryBRpor
Appears in Collections:Pós-Graduação em Educação física: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
neivapereira.PDF1,33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.