Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/1823
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Prevalência e fatores associados aos sintomas do envelhecimento masculino : estudo de base populacional na cidade de Pelotas, RS
Authors: Correa, Leandro Quadro
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Marcelo Cozzensa da
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desse projeto é verificar a prevalência dos sintomas do envelhecimento masculino em uma amostra representativa de homens com idade igual ou superior a 40 anos residentes na zona urbana da cidade de Pelotas - RS, assim como verificar as associações desses sintomas com características demográficas, comportamentais e de saúde, tendo como exposição de interesse o nível de atividade física. O projeto apresenta delineamento do tipo observacional de corte transversal e de base populacional, sendo o processo de amostragem probabilístico por conglomerados e realizado em múltiplos estágios. Para verificar os sintomas do envelhecimento será utilizada a escala AMS - The Aging Male´s Symptoms Scale e, para verificar o nível de atividade física, o IPAQ - Questionário Internacional de Atividades Físicas. A escala AMS é composta por 17 questões divididas em três blocos: fatores psicológicos, somáticos e sexuais. Os sujeitos serão divididos em categorias conforme a pontuação gerada pela escala, de modo que homens que apresentarem pontuação entre 17 e 26 serão considerados como não tendo sintomas ; entre 27 e 36 pontos como tendo sintomas suaves/leves ; com pontuação de 37 a 49 pontos como tendo sintomas moderados e os com pontuação ≥ a 50 como tendo sintomas severos . Em relação ao nível de atividade física, serão considerados ativos aqueles que atingirem pelo menos 150 minutos de atividades físicas por semana. Para análise dos dados, primeiramente, serão realizadas análises descritivas e, para testar as associações, serão realizadas análises bivariada (teste-t ou equivalente não paramétrico para comparação das médias; qui-quadrado e tendência linear para variáveis categóricas) e multivariável (regressão ordinal para desfecho categórico e regressão logística ou Poissom para desfecho dicotômico). Para todas as análises será aceito nível de significância de 5%.
Keywords: Envelhecimento
Homens
Sintomas do envelhecimento masculino
Nivel de atividade fisica
Epidemiologia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Escola Superior de Educação Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: CORREA, Leandro Quadro. Prevalencia e fatores associados aos sintomas do envelhecimento masculino : estudo de base populacional na cidade de Pelotas, RS. 2009. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1823
Issue Date: 13-Mar-2009
Appears in Collections:Pós-Graduação em Educação física: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leandroquadrocorrea.pdf636,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.