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metadata.dc.type: masterThesis
Title: Nível de atividade física entre professores de Educação Física das escolas de educação básica de Pelotas RS
Other Titles: Level of physical activity among education teachers Physics of basic education schools in Pelotas - RS
Authors: Canabarro, Lucio Kerber
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rombaldi, Airton Jose
metadata.dc.description.resumo: Estimar o nível de atividade física é importante para o planejamento de intervenções, no entanto há poucos trabalhos que investigam o comportamento de professores neste aspecto. Objetivo: verificar, através de um estudo transversal, o nível de atividade física no lazer dos professores de educação física do ensino básico que atuam na zona urbana da cidade de Pelotas - RS. Método: estudo de caráter censitário, que utilizou o IPAQ (International Physical Activity Questionnarie) longo para verificação do nível de atividade física no lazer destes profissionais. Resultados: 188 professores responderam o questionário, 61,0% do sexo feminino, 54,8% concluíram pós-graduação e 55,9% foram classificados como ativos no lazer. O nível de atividade física no lazer, na análise ajustada, apresentou associação inversa com tabagismo (p=0,02) e direta com autopercepção de saúde (p=0,001). Conclusão: os professores apresentaram um nível de atividade física no lazer superior aos encontrados na população de Pelotas e não demonstraram os mesmos fatores de risco para inatividade física que a população em geral.
Abstract: To estimate the level of physical activity is important for planning interventions, however there are few studies that investigate the teacher´s behavior in this aspect. Objective: the aim of this study was to verify, through a cross-sectional study, the level of physical activity of Primary school and high school physical education teachers working in the urban area of the city of Pelotas, southern Brazil. Method: a census study, using the IPAQ long to check the level of physical activity in the leisure of these professionals. Results: 188 teachers answered the questionnaire, 61.0% females, 54.8% completed post graduation studies and 55.9% were classified as active in leisure time. The level of physical activity during leisure time, in the adjusted analysis, presented inverse association with smoking (p=0.02) and direct with health s self-perception (p=0.001). Conclusion: The teachers presented a level of leisure time physical activity considered higher than those found in the population of Pelotas and have not shown the same risk factors for physical inactivity when compared with the population in general.
Keywords: Professores
Educação física
Teachers
Atividade física no lazer
Physical education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Escola Superior de Educação Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: CANABARRO, Lucio Kerber. Level of physical activity among education teachers Physics of basic education schools in Pelotas - RS. 2010. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1843
Issue Date: 3-Mar-2010
Appears in Collections:Pós-Graduação em Educação física: Dissertações e Teses

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