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metadata.dc.type: masterThesis
Title: Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora
Other Titles: Effect of stimulation of interpersonal relations in learning a motor task
Authors: Santos, Leontine Lima dos
metadata.dc.description.resumo: A sala de aula constitui um microssistema perfeito, onde o professor interfere na formação dos seus educandos, através da manipulação das variáveis de aprendizagem e das relações interpessoais (SCHILD, 1999). O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa experimental que objetivou verificar o efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora em adolescentes. A amostra, intencional, composta por 72 alunos de uma escola da cidade de Pelotas-RS, foi dividida em dois grupos G1 e G2. Como tratamento da variável independente o G1, foi estimulado a desenvolver relações interpessoais através das díades de observação, e de ação conjunta, mediadas pelo professor, enquanto o G2, não recebeu estímulo às relações interpessoais. Para verificação da aprendizagem foram realizados pré e pós-testes, utilizando como instrumento uma Matriz de Análise do Salto em Distância. Os resultados das análises intragrupo mostraram que ocorreu aprendizagem, tanto no grupo G1 quanto no G2, com nível de significância p<0,001. Já, a análise intergrupos mostrou não haver diferença significativa entre os escores de aprendizagem permitindo concluir que o estímulo às relações interpessoais não interferiu na aprendizagem.
Abstract: The classroom is a perfect micro system, where the teacher interferes in the students training through the manipulation of learning variables and interpersonal relations (SCHILD 1999). The present study is characterized as an experimental study that had the objective of verifying the effect of interpersonal relations on the learning of a motor task in adolescents. The sample was intentionally made of 72 students from a school in Pelotas-RS, divided into two groups: G1 and G2. As treatment of the independent variable, G1 was motivated to interpersonal relations through observation dyads and team action guided by the teacher, while G2 was not. To verify the learning, pre and post tests were performed, using as a tool a Matrix Analysis of Long Jump. The results of the intragroup analysis showed that learning occurred in G1 and G2, with level of significance of p<0,001. The intergroup analysis showed that there was no significant difference between learning scores, allowing concluding that the stimulus to interpersonal relations did not interfere on learning
Keywords: Díades
Relações interpessoais
Aprendizagem motora
Dyads
Interpersonal relations
Motor learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Escola Superior de Educação Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: SANTOS, Leontine Lima dos. Effect of stimulation of interpersonal relations in learning a motor task. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1855
Issue Date: 11-Mar-2011
Appears in Collections:Pós-Graduação em Educação física: Dissertações e Teses

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