Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/1886
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Mateus Casanova dospt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:49:47Z-
dc.date.available2010-11-05pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:49:47Z-
dc.date.issued2010-10-01pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Mateus Casanova dos. Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/1886-
dc.description.abstractThis paper derives the dissertation research entitled "Study on the evaluation of trigger learning Simulation - Morphofunctional Lab / College of Nursing / UFPel" and is characterized by a case study of investigative and descriptive participant character, from the educational experience in the trigger Learning Simulation in Nursing, the second half of the first cycle graduate of the College of Nursing, Federal University of Pelotas (UFPel), which develops simulation of clinical semiology and semiotics in Nursing. The goal was to understand the assessment in the practice of simulation - Lab Morphofunctional in the context of the process of curricular reorganization of the College of Nursing / UFPel, contributing to the improvement process of planning teaching and evaluation of trigger learning that integrates the new curriculum graduate of the College of Nursing / UFPel, initiated in 2009. From the initial reflections of this study, there is the theory of Bernstein as a powerful tool Semiologic of teaching practices, which contributes to the planning and analysis of the evaluation of the device under study educational curriculum. In this pedagogical context, we observed the internal classification of the regulative and instructional discourse strengths.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-08-20T13:49:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf: 1322705 bytes, checksum: dc3cc8c5a1e48e0b039bb27028fc4a7e (MD5) Previous issue date: 2010-10-01en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSimulaçãopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectNursingeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSimulationeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleEstudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPelpor
dc.title.alternativeStudy on the evaluation of trigger learning Simulation - Morphofunctional Lab / College of Nursing / UFPeleng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDCPF:00050614070por
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4734280097069236por
dc.contributor.advisorIDCPF:24259250078por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6507656416518174por
dc.contributor.advisor-co1Heck, Rita Mariapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7657863585902722por
dc.description.resumoO presente estudo tem como origem a pesquisa de dissertação intitulada Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem / UFPel e se caracteriza por um estudo de caso investigativo de caráter participante e descritivo, a partir da vivência pedagógica no disparador de aprendizagem Simulação em Enfermagem, do segundo semestre do primeiro ciclo da graduação da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), quando se desenvolve a simulação clínica de semiologia e semiotécnica em Enfermagem. O objetivo foi compreender a avaliação na prática da Simulação - Laboratório Morfofuncional no contexto do processo de reorganização curricular da Faculdade de Enfermagem/UFPel, buscando contribuir para o processo de aperfeiçoamento do planejamento de ensino e, especialmente, da avaliação deste disparador de aprendizagem que integra o novo currículo de graduação da FEn/UFPel, iniciado em 2009. A partir das reflexões desta pesquisa, observou-se a teorização de Bernstein como uma potente ferramenta semiológica das práticas pedagógicas, a qual contribui para o planejamento e análise da avaliação do dispositivo pedagógico curricular em estudo. Neste contexto pedagógico, observou-se a classificação interna do discurso regulador e instrucional fortes.por
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagempor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Leite, Maria Cecilia Loreapt_BR
Appears in Collections:PPGEnf: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Mateus_Casanova_dos_Santos.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.