Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/1948
Tipo: Dissertação
Título: Caracterização de refeições realizadas em casa e fora de casa por adultos
Autor(es): Carús, Juliana Pires
Resumo: OBJETIVO: Descrever o perfil de refeições realizadas por adultos, em relação ao local e ao tipo de preparação consumidas no almoço e no jantar. METODOLOGIA: Estudo transversal, de base populacional, na cidade de Pelotas, RS. A amostragem foi realizada em dois estágios, tendo os setores censitários do Censo Demográfico de 2010 (IBGE)12 como unidade amostral primária. Foram coletadas informações sobre o local das refeições (em casa ou fora de casa) e sobre o tipo de preparação consumida em casa para os dois dias prévios à entrevista, através de questionário padronizado. RESULTADOS: A maioria dos entrevistados era do sexo feminino (59%), com idade inferior a 50 anos (59,6%) e escolaridade acima de 8 anos de estudo (63,7%). Independente do dia da semana, no almoço 24,7% das refeições foram feitas fora de casa, e no jantar, 9,5%. Das refeições realizadas em casa, não mais de 3,4% delas se constituiu de comida ou lanches comprados prontos. Das refeições fora de casa, a maior parte delas foi realizada no local de trabalho, frequentemente constituídas de comida trazida de casa, mas também incluindo comida de restaurantes e refeitórios. As refeições fora de casa foram realizadas, principalmente, por pessoas do sexo masculino, jovens, com alta escolaridade. Segundo as categorias de ocupação, os grupos que mais consumiram comida de restaurantes foram trabalhadores do comércio, empresários, professores e profissionais de nível superior. CONCLUSÕES: Apesar das mudanças que vêm sendo registradas nos padrões de alimentação do brasileiro, residentes em cidades de porte médio, ainda se alimentam majoritariamente em casa, e de comida caseira.
Palavras-chave: Epidemiologia
Hábito alimentar
Consumo de alimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::ANALISE NUTRICIONAL DE POPULACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Pelotas
Sigla da Instituição: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Medicina
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia
Citação: CARÚS, Juliana Pires. Caracterização de refeições realizadas em casa e fora de casa por adultos. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Medicina) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1948
Data do documento: 10-Jan-2013
Aparece nas coleções:Pós-Graduação em Epidemiologia: Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Juliana_Carus.pdf961,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.