Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/1960
Tipo: Tese
Título: Aconselhamento a hábitos saudáveis recebido de profissionais de saúde em 100 municípios brasileiros
Autor(es): Duro, Suele Manjourany Silva
Resumo: No início do atual milênio, as doenças e agravos não transmissíveis (DANT) se configuram como principal causa de mortalidade e incapacidade no mundo, correspondendo a 59% dos mais de 50 milhões de óbitos anuais, sendo as principais representantes desse grupo as doenças cardiovasculares, o diabetes, a obesidade, o câncer e as doenças respiratórias. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que, para o ano de 2020, as mortes por DANT representarão 73% dos óbitos no mundo. Neste contexto de transição, o aconselhamento a hábitos saudáveis para a população emerge como atribuição fundamental de serviços e profissionais de saúde enfatizando a prevenção de riscos e a promoção da saúde. Apesar disso, há uma escassez de estudos, principalmente brasileiros e de base populacional, que investiguem a prevalência de aconselhamento a hábitos de alimentação saudável e de prática de atividade física por profissionais de saúde. O presente projeto busca contribuir para o preenchimento dessa lacuna no conhecimento, através de um inquérito epidemiológico, em amostra representativa da população brasileira, realizado em 2008/2009. O inquérito avaliou o acesso e a qualidade da atenção em serviços de saúde, com ênfase em promoção da saúde, prevenção de riscos e cuidados pessoais de saúde, com destaque para o recebimento de aconselhamento à alimentação saudável e à prática de atividade física por profissionais de saúde.
Palavras-chave: Epidemiologia
Atividade física
Promoção da saúde
Saúde pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Pelotas
Sigla da Instituição: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Medicina
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia
Citação: DURO, Suele Manjourany Silva. Aconselhamento a hábitos saudáveis recebido de profissionais de saúde em 100 municípios brasileiros.. 2013. 178 f. Tese (Doutorado em Medicina) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1960
Data do documento: 21-Nov-2013
Aparece nas coleções:Pós-Graduação em Epidemiologia: Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_Suele_Manjourany_Silva_Duro.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.