Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/1965
Tipo: Dissertação
Título: Utilização de serviços odontológicos no último ano pela população de Pelotas: um estudo de base populacional
Autor(es): Araújo, Camila Silveira de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Peres, Marco Aurélio de Anselmo
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a prevalência de utilização aos serviços odontológicos e fatores associados na cidade de Pelotas, região sul do Brasil. Um estudo de base populacional por amostragem sistemática foi realizado com 4.226 indivíduos, através de questionários aplicados a adolescentes (10-19 anos), adultos (20-59 anos) e idosos (=60 anos). Empregou-se a regressão de Poisson para analisar os fatores associados; 50,9% (IC95%:49,3 52,4) dos indivíduos estudados consultaram com dentista no último ano; 52,2% eram adolescentes, 53,6% adultos e 37,2% eram idosos. Após ajuste para fatores de confusão, os determinantes da utilização de serviços para estas três faixas etárias foram: escolaridade =9 anos, maior nível econômico e auto-referência à existência de problema bucal. Além disso, adolescentes e adultos que avaliaram sua saúde bucal como boa apresentaram uma prevalência de utilização 10% e 40% maiores, respectivamente, do que aqueles que avaliaram sua saúde bucal como ruim. A determinação da prevalência de utilização dos serviços odontológicos e das características de seus usuários pode auxiliar no planejamento de futuras ações em saúde que priorizem grupos populacionais com maiores dificuldades na utilização destes serviços.
Palavras-chave: Saúde bucal
Serviços de saúde bucal
Odontologia
Epidemiologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Pelotas
Sigla da Instituição: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Medicina
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia
Citação: ARAÚJO, Camila Silveira de. Utilização de serviços odontológicos no último ano pela população de Pelotas: um estudo de base populacional. 2006. 116 f. Dissertação (Mestrado em Medicina) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1965
Data do documento: 21-Nov-2006
Aparece nas coleções:Pós-Graduação em Epidemiologia: Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Camila_Silveira_Araujo.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.