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dc.creatorCabreira, Luciane Fariaspt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T14:24:50Z-
dc.date.available2014-03-28pt_BR
dc.date.available2014-08-20T14:24:50Z-
dc.date.issued2014-02-24pt_BR
dc.identifier.citationCABREIRA, Luciane Farias. Tenda dos milagres (two) times of authoritarianism: the marks of intolerance in the narratives of Jorge Amado and Nelson Pereira dos Santos. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2177-
dc.description.abstractThis dissertation examines comparatively the Tenda dos milagres novel, written by Jorge Amado in 1969, and its filmic transposition, of the same title, directed by Nelson Pereira dos Santos in 1977. Discusses relations between literary text and the filmic text, presenting the analysis of narrative texts and reporting the result of the literature review of theoretical-critical support and the consolidation of filmic and literary corpus, considered the respective contexts in which the works were created and circulated. The theoretical amount mobilized for the completion of the critical reading of texts of fiction was selected between literary theories and movie, among them those of intertextuality, transcreation, the adaptation and the metalanguage, which enabled the comparative reflection. In a second moment, the text presents the comparative analysis itself between book and movie, based on the historical context of its elaboration and reception, marked by intolerance and repression, religious, social, cultural political and ethnic, brands from time of authoritarianism and institutionalized violence during the period of the civil-military dictatorship of 1964 post-coup Brazilian. In this context, the research examines the hypothesis that presides over the investigation, centered on the filmmaker's action, which, by means of the filmic language, Advancer-and-Turner reading for the apparent literary, showing the context of intolerance observed in history conveyed in book, but also questioning historical issues, recurrent in the formation of society and supporting the Brazilian cultural imagery. It is in this framework that the contrastive reading seeks to contribute to the study of the critical reception of the two works, read in conjunction and under the comparative bias.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-08-20T14:24:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Luciane Farias Cabreira.pdf: 1135599 bytes, checksum: 1bde57b827a0b4808cff7a3a4749fe34 (MD5) Previous issue date: 2014-02-24en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectAutoritarismopor
dc.subjectJorge Amadopor
dc.subjectNelson Pereira dos Santospor
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectCinemaeng
dc.subjectIntertextualityeng
dc.subjectAuthoritarianismeng
dc.titleTenda dos milagres em (dois) tempos de autoritarismo: as marcas da intolerância nas narrativas de Jorge Amado e Nelson Pereira dos Santospor
dc.title.alternativeTenda dos milagres (two) times of authoritarianism: the marks of intolerance in the narratives of Jorge Amado and Nelson Pereira dos Santoseng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDCPF:69067767034por
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221870A0por
dc.contributor.advisorIDCPF:01761358049por
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798615E1por
dc.description.resumoA presente dissertação analisa comparativamente o romance Tenda dos milagres, escrito por Jorge Amado em 1969, e a sua transposição fílmica, de mesmo título, realizada por Nelson Pereira dos Santos em 1977. Aborda relações entre o texto literário e o texto fílmico, apresentando análise dos textos narrativos e relatando o resultado da revisão bibliográfica de suporte teórico-crítico e da consolidação do corpus literário e fílmico, considerados os respectivos contextos em que as obras foram criadas e em que circularam. O aporte teórico mobilizado para a efetivação da leitura crítica dos textos de ficção foi selecionado entre teorias literárias e fílmicas, dentre elas as da intertextualidade, da transcriação, da adaptação e da metalinguagem, as quais possibilitaram a reflexão comparativa. Em um segundo momento, o texto apresenta a análise comparativa propriamente dita entre livro e filme, com base nos contextos históricos de sua elaboração e recepção, marcados pela intolerância e pela repressão cultural, religiosa, social, política e étnica, marcas de tempos de autoritarismo e violência institucionalizados durante o período da ditadura civil-militar brasileira pós-golpe de 1964. Nesse âmbito, a pesquisa analisa a hipótese que preside a investigação, centrada na ação do cineasta, o qual, por meio da linguagem fílmica, manifesta leitura atualizadora para a obra literária, evidenciando o contexto de intolerância observado na história veiculada em livro, como também problematizando questões históricas, recorrentes na formação da sociedade e que sustentam o imaginário cultural brasileiro. É nesse quadro que a leitura contrastiva busca contribuir para os estudos da recepção crítica das duas obras, lidas em conjunto e sob o viés comparativo.por
dc.publisher.departmentCentro de Letras e Comunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Cunha, João Manuel dos Santospt_BR
Appears in Collections:PPGL: Dissertações e Teses

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