Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/709
Tipo: Article
Título: Um índice de placa para dentaduras
Título(s) alternativo(s): A dentadura plaque index
Autor(es): Castilhos, Eduardo Dickie de
Padilha, Dalva Maria Pereira
Abstract: O controle de placa em próteses totais tem sido descrito como um problema de difícil solução. A placa em contato com tecidos moles, pode causar infecção na mucosa e desconforto para usuários de dentadura. Diversos métodos tem sido descritos para monitorar depósitos de placa na superfície de contato de próteses totais. Esses métodos são importantes para mostrar aos pacientes a condição de higiene atual das próteses e os objetivos a serem alcançados em relação a limpeza das dentaduras. Entretanto, estes métodos são de difícil reprodução entre diferentes examinadores ou demandam muito tempo ou recursos para sua execução. Além disso, a maioria deles são indicados apenas para prótese superiores. Neste trabalho foi apresentado um novo índice de placa desenvolvido para próteses superiores e inferiores com padronização das áreas a serem examinadas. O objetivo deste estudo foi testar a sua reprodutibilidade inter-examinadores em próteses totais superiores, comparando os resultados com os outros estudos. Os resultados mostraram que o novo índice proposto é reproduzível entre examinadores.
Palavras-chave: Índice de higiene oral
Prótese total
Assistência odontológica para idosos
Editor: Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre
Citação: DICKIE DE CASTILHOS, Eduardo ; PADILHA, D. M. P. . Um índice de placa para dentaduras. Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre, Porto Alegre, v. 42, n.1, p. 21-24, 2001.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/709
Data do documento: 2001
Aparece nas coleções:Departamento de Odontologia Social e Preventiva: Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EduardoDickie8.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.