Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/721
metadata.dc.type: Article
Title: A interação oral em ambiente virtual de aprendizagem em curso de Espanhol na modalidade a distância
Other Titles: Oral interaction in a virtual learning environment in an e-learning Spanish language course
metadata.dc.creator: Vergara-Nunes, Elton Luis
Fontana, Marcus Vinícius Liessem
Abstract: A interação oral é uma das habilidades de prática obrigatória para estudantes de língua estrangeira, comum ao cotidiano dos alunos da modalidade presencial. Entretanto, na modalidade a distância, devido à natureza do ensino, não somente muda a metodologia de trabalho, como também as ferramentas adotadas para as práticas de aprendizagem dos alunos. Desta forma, é necessário conhecer que ferramentas existem à disposição do professor e do aluno para que aquelas habilidades desejadas na prática do aprendiz. Em se tratando de uma licenciatura em Letras, as práticas do futuro professor devem atingir níveis de aprendiz avançado, que o tornem capaz de dominar a língua em todas as suas habilidades comunicativas e linguísticas. Entre essas habilidades, está a capacidade de interagir com o outro, ou seja, poder discutir em língua estrangeira com um interlocutor competente, em situações inesperadas e diversas de uso real da língua estudada. Somente através de práticas orientadas e eficazes é que será alcançado este nível esperado. Em ambientes virtuais de aprendizagem como o Moodle, ainda não temos disponíveis, ferramentas completas que propiciem a interação oral. Desta forma, o professor precisa lançar mão de diferentes recursos externos que possam compensar essa debilidade. O presente artigo pretende mostrar a necessidade dessa interação, e algumas alternativas de solução para que ela possa ocorrer de forma satisfatória.
Keywords: Interação
Ambientes virtuais
Habilidade
Publisher: CONAHPA
Citation: VERGARA-NUNES, Elton ; FONTANA, Marcus Vinícius Liessem . A interação oral em ambiente virtual de aprendizagem em curso de Espanhol na modalidade a distância. In: Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2009, Florianópolis. Anaios 4 Conahpa. Florianópolis: UFSC, 2009.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/721
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Letras: Trabalhos em eventos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.