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metadata.dc.type: masterThesis
Title: A Educação Popular na escola pública : das situações-limite ao inédito viável.
Other Titles: Popular Education in public school: from limit-situations to the untested feasibility
Authors: Grellert, Ana Paula
metadata.dc.description.resumo: A dissertação discute a viabilidade da concretização da Educação Popular na escola pública, partindo da reflexão de que atualmente grande parte dos educandos que frequentam a escola pública pertencem às classes populares. Neste sentido, como pano de fundo para o desenvolvimento do foco principal da pesquisa, pretendeu abordar o modelo de educação historicamente proposto pelo Estado, e as diferentes concepções de educação presentes ao longo da história da educação brasileira. Como foco central, o estudo busca resgatar o conceito de Educação Popular nos anos de 1960 no Brasil, até os dias atuais, tendo como meta principal discorrer sobre a Educação Popular e o modo como foi se constituindo uma concepção de Educação, à luz do pensamento de Paulo Freire. A pesquisa é bibliográfica, tem como referência a trajetória de Paulo Freire que, como educador e militante, elaborou o que podemos chamar de uma concepção de educação que dialoga com os interesses das classes populares e que também conversa com outros autores. Os resultados revelam que a Educação Popular pode acontecer na escola pública como concepção de educação das classes populares, porém, há limites que devem ser superados pela escola e seus sujeitos, e pela própria sociedade, na medida em que se busca coletivamente construir outro projeto de nação, diferente daquele proposto pelo Estado, que é o horizonte da Educação Popular. Esta superação depende necessariamente do comprometimento da escola e dos sujeitos que a fazem existir na direção de situarem-se no seu tempo, fazerem a leitura crítica do mundo, para assim, junto aos movimentos sociais, construírem o inédito viável.
Abstract: This study discusses feasibility of Popular Education implementation in public schools, drawing on the reflection that currently most of the students who attend public schools belong to working classes. As a background to developing the main research focus, the educational model historically proposed by the State and the different educational concepts throughout the history of Brazilian education are brought up to discussion. As to the main focus, the study reviews the concept of Popular Education from the 1960s in Brazil to the present day, aimed to discuss Popular Education and how an educational concept was constituted in the light of Paulo Freire’s thought. Thus, the research is a literature review based on the trajectory of the educator and activist, who has developed what is called an educational concept that dialogues with the interests of working classes, as well as one that dialogues with other authors. The results reveal that Popular Education can happen in public school as an educational concept of the working classes. However, there are limits to be overcome by school and by the individuals within it, and by society itself, since it seeks to collectively build another nation project, different from that proposed by the State which is the horizon of Popular Education. This necessarily depends on overcoming the commitment of school and the individuals who make it exists toward situating them with regard to time and making a critical reading of the world, in order to build – with social movements – the untested feasible is built.
Keywords: Educação
Paulo Freire
Educação popular
Escola pública
Education
Popular education
Public school
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: GRELLERT, Ana Paula. A Educação Popular na escola pública : das situações-limite ao inédito viável. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/2941
Issue Date: 31-Aug-2015
Appears in Collections:Pós-Graduação em Educação: Dissertações e Teses

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