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metadata.dc.type: masterThesis
Title: Direcionamentos estratégicos: um estudo avaliando a orientação empreendedora, capacidades, ambiente e desempenho de cervejarias artesanais do Brasil
metadata.dc.creator: Müller, Cátia Regina
metadata.dc.description.resumo: O cenário mercadológico apresenta desafios, que provocam estudiosos interessados no entendimento das estratégias mais eficazes e gestores que visam a manutenção dos empreendimentos, projetando-os por meio da influência do ambiente para manter vantagem competitiva. Dessa forma, objetivo desse estudo foi analisar a orientação empreendedora, as capacidades dinâmicas e desempenho organizacional, mediados pela incerteza e pela munificência ambiental, em cervejarias artesanais do Brasil. Com isso, buscou-se subsídios na teoria para dar aporte para o desenvolvimento da pesquisa. A metodologia utilizada é do tipo quantitativa, sendo a estratégia survey. A amostra contou com 102 cervejarias artesanais analisadas, que contemplou diversos estados do país, sendo que a maioria das empresas é do Rio Grande do Sul e está há menos de 5 anos no mercado, e os respondentes são na maior parte sócios-proprietários e do gênero masculino. Para a análise dos dados, foi utilizado o programa MPlus, no qual foi realizada a análise fatorial confirmatória para verificar o ajuste das variáveis aos construtos teóricos. Na sequência, foi realizada a modelagem de equações estruturais dos construtos para os testes das hipóteses. Os resultados identificam que a relação da orientação empreendedora é positiva com desempenho. A munificência e a incerteza ambiental influenciam a relação da orientação empreendedora com o desempenho. Já as associações relacionadas à capacidade ambidestra e turística com o desempenho não foram confirmadas, o que impossibilitou verificar a influência do ambiente nessa relação. Da mesma forma, a verificação da mediação das capacidades ambidestra e turística na relação entre orientação empreendedora e desempenho não foi realizada porque não foram confirmadas as relação das capacidades com o desempenho. Recomenda-se para pesquisas posteriores a ampliação da amostra para outros países, e sugere-se que seja verificada cada uma das dimensões da orientação empreendedora (proatividade, inovatividade, e assunção de riscos), e da capacidade ambidestra (ações de exploração e explotação) com desempenho.
Abstract: The market scenario presents challenges that cause scholars interested in understanding the most effective strategies and managers that are aimed at maintaining the projects, projecting them through environmental influence to maintain competitive advantage. Thus, objective of this study was to analyze the entrepreneurial orientation, dynamic capabilities and organizational performance, mediated by uncertainty and environmental munificence in craft breweries in Brazil. Thus, it sought to subsidies in theory to give contribution to the development of research. The methodology used is of quantitative type, and the survey strategy. The sample had 102 craft breweries analyzed, which included several states, with most companies is from Rio Grande do Sul and is less than five years in the market, and respondents are mostly members-owners and male gender. For data analysis, we used the MPlus program, which was carried out confirmatory factor analysis to check the fit of the variables to the theoretical constructs. Following the structural equation modeling of the constructs for hypothesis testing was performed. The results identify that the relationship of entrepreneurial orientation is positive with performance. The munificence and environmental uncertainty influence the relationship between entrepreneurial orientation with performance. The associations related ambidextrous and tourist capacity with performance have not been confirmed, which made it impossible to verify the influence of the environment in this relationship. Similarly, checking the mediation of ambidextrous and tourist capacities in the relationship between entrepreneurial orientation and performance was not carried out because they were not confirmed the relationship of capacity with the performance. It is recommended for further research on a larger sample to other countries, and it is suggested to be checked each of the dimensions of entrepreneurial orientation (proactivity, innovativeness and risk-taking), and ambidextrous capacity (operating actions and exploitation) with performance.
Keywords: Orientação empreendedora
Capacidade ambidestra
Capacidade turística
Desempenho
Entrepreneurial orientation
Ambidextrous capacity
Tourist capacity
Performance
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração e Turismo
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais
Citation: MÜLLER, Cátia Regina. Direcionamentos estratégicos: um estudo avaliando a orientação empreendedora, capacidades, ambiente e desempenho de cervejarias artesanais do Brasil. Pelotas, 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento territorial e sistemas agroindustriais, Faculdade de Administração e Turismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/2961
Issue Date: 18-Aug-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento territorial e sistemas agroindustriais: Dissertações e Teses

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