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dc.contributor.advisorMarin, Elizara Carolina-
dc.contributor.authorDecian, Marluce Raquel-
dc.date.accessioned2016-09-12T21:03:40Z-
dc.date.available2016-09-12T21:03:40Z-
dc.date.issued2014-02-28-
dc.identifier.citationDECIAN, Marluce Raquel. O jogo como conteúdo da Educação Física no Ensino Superior: análise a partir dos currículos das Universidades Federais do Rio Grande do Sul. 2014. 121f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós–Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/2963-
dc.description.abstractThis dissertation, linked to the line of research “Memory, Culture, and Society” in the Post-Graduate Program of Physical Education at the Federal University of Pelotas, had the objective to understand the game as content in Physical Education in Higher Education based on the analysis of the curriculums of the Federal Universities of Rio Grande do Sul, as well as to understand the behavior of the professors that are responsible for the courses that include this content. Consequently, the Educational Projects (PPC in Portuguese), the curriculums and the course outlines of the Physical Education program were analyzed. Furthermore, we conducted semi-structured interviews with the professors responsible for the courses in which the “game” content is proposed. We adopted the analysis of content according to Bardin (1977) as an interpretive method. The findings of the investigation show that the “game” content is contemplated in the curriculums, generally, in a required course in the first four semesters with a workload of 30 to 60 ours. However, the difference between what is proposed in the PPC (Educational Projects) and what actually occurs in the curriculums is notorious, certain areas of knowledge are given priority and game content is considered part of the world of children. Furthermore, we observed that the commitment of the professors to their courses, the participation in the management of the Educational Projects (PPC), knowledge of the theoretical-methodological approaches, and the construction of a solid theoretical base in the course contents, are the means for the “game” content to be appropriated by the Physical Education program.pt_BR
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.titleO jogo como conteúdo da Educação Física no Ensino Superior: análise a partir dos currículos das Universidades Federais do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeThe game as content in Physical Education in Higher Education: an analysis based on the curriculums of the Federal Universities of Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorID016.627.780-07pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2859303667010590pt_BR
dc.contributor.advisorID494.813.200-49pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6076371969892407pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Memória, Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas teve por objetivo compreender o jogo como conteúdo da Educação Física no Ensino Superior, a partir da análise dos currículos das Universidades Federais do Rio Grande do Sul, bem como compreender a atuação dos docentes responsáveis pelas disciplinas que contemplam tal conteúdo. Por conseguinte, foi realizada análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), da matriz curricular e dos programas de disciplinas dos cursos de Educação Física-Licenciatura, além disso, realizamos entrevistas semiestruturada com os docentes responsáveis pelas disciplinas em que o conteúdo “jogo” é proposto. Adotamos como caminho interpretativo a análise de conteúdo segundo Bardin (1977). Os achados da pesquisa evidenciam que o conteúdo “jogo” é contemplado nos currículos, geralmente, por uma disciplina obrigatória, entre os quatro primeiros semestres, com carga horária entre 30 e 60 horas. Não obstante, é notório o distanciamento entre o que propõem o PPC e o que efetivamente se materializa nos currículos, a sobreposição de determinadas áreas de conhecimento e o direcionamento do conteúdo jogo ao universo infantil. Além disso, observamos que o comprometimento dos professores com as suas disciplinas, a participação na gestão do PPC do curso, o conhecimento sobre as abordagens teórico-metodológicas e a construção de uma base teórica sólida em torno dos conteúdos disciplinares, são os meios para que o conteúdo “jogo” seja apropriado pela Educação Física.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Appears in Collections:Pós-Graduação em Educação física: Dissertações e Teses

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