Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3147
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Atividade física e saúde na aula de educação física: análise de uma intervenção de base escolar no município de Canguçu/RS
Other Titles: Physical activity and health in physical education class: analysis of a School-based intervention in the municipality of Canguçu / RS
Authors: Gomes Gonzales, Nicole
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Azevedo Junior, Mario Renato de
metadata.dc.description.resumo: O estudo objetivou avaliar uma intervenção de base escolar e seus efeitos sobre o nível de atividade física e conhecimento sobre componentes do estilo de vida saudável de escolares da cidade de Canguçu/RS. Quinze escolas foram selecionadas para participar do estudo, as quais foram divididas segundo o tempo de exposição à intervenção (grupo 1- escolas que aderiram à intervenção no ano de 2011 e permaneceram em 2012; grupo 2- escolas que aderiam à intervenção a partir do ano de 2012). As estratégias de intervenção foram: a capacitação dos professores a respeito da temática, entrega de material didático (apostilas e cartazes) e evento científico de troca de experiências entre docentes. O nível de atividade física (ativos: ≥ 300 minutos/semana) e conhecimento sobre saúde e componentes do estilo de vida saudável (escore contínuo através do número de respostas corretas, variando de 0-10), foram medidos por questionário autoaplicável. O estudo teve duração de oito meses e contou com a participação de 624 escolares de ambos os sexos. Houve diminuição no nível de atividade física (p<0,001) e aumento do nível de conhecimento (p<0,001) no pós-intervenção, com maiores médias na nota da prova entre escolares com maior tempo de exposição à intervenção (grupo 1). Foi encontrada uma tendência de aumento do nível de conhecimento de acordo com o aumento no número de planos de aula desenvolvidos pelos professores (p<0,001). Concluiu-se ao final do estudo que uma intervenção de curto prazo melhorou o nível de conhecimento de escolares. Palavras-chave: atividade motora; conhecimento; estudos de intervenção.
Abstract: The study aimed to evaluate a school - based intervention and its effects on the level of physical activity and knowledge about healthy lifestyle components of schoolchildren in the city of Canguçu / RS. Fifteen schools were selected to participate in the study, which were divided according to the time of exposure to the intervention (group 1- schools that joined the intervention in the year of 2011 and remained in 2012; Group 2 schools that joined the intervention from the year 2012). The intervention strategies were: the training of teachers on the subject, delivery of didactic material (handouts and posters) and a scientific event to exchange experiences among teachers. The level of physical activity (active: ≥ 300 minutes / week) and knowledge about health and components of healthy lifestyle (continuous score through the number of correct answers, ranging from 0-10) were measured by self-administered questionnaire. The study lasted eight months and had the participation of 624 students of both sexes. There was a decrease in the level of physical activity (p <0.001) and an increase in the level of knowledge (p <0.001) in the postintervention, with higher averages in the test grade among schoolchildren with a longer exposure time to Intervention group 1. There was a tendency to increase the level of knowledge according to the increase in the number of lesson plans developed by teachers (p <0.001). It was concluded at the end of the study that a short-term intervention improved the level of knowledge of schoolchildren. Keywords: motor activity; knowledge; Intervention studies
Keywords: Atividade motora
Conhecimento
Estudos de intervenção
Motor activity
Knowledge
Intervention studies
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Escola Superior de Educação Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: GONZALES, Nicole Gomes. Atividade física e saúde na aula de educação física: análise de uma intervenção de base escolar no município de Canguçu/RS. 2014. f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3147
Issue Date: 24-Jan-2014
Appears in Collections:Pós-Graduação em Educação física: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Volume Final Dissertação Nicole Gonzales.pdf3,22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons