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metadata.dc.type: masterThesis
Title: Efetividade de uma intervenção escolar para promoção de atividade física e saúde
Other Titles: Effectiveness of a school intervention to promote physical activity and health
Authors: Fortes, Milena de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Azevedo Júnior, Mario Renato
metadata.dc.description.resumo: Introdução e objetivos: Baixos níveis de atividade física têm sido observados em crianças e adolescentes. Nesse sentido, intervenções para promoção da atividade física e saúde na escola têm o intuito de alterar esse quadro. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma intervenção de promoção de atividade física e saúde entre estudantes do ensino fundamental da rede pública da cidade de Pelotas, RS - “Educação Física +: praticando saúde na escola”. Métodos: Foi desenvolvido um estudo experimental de base escolar. Foram alocadas de forma aleatória 19 escolas para grupo intervenção e 19 escolas para grupo controle. Os desfechos analisados foram o nível de atividade física dos alunos e conhecimento sobre atividade física e saúde. Para avaliar o nível de atividade física dos alunos (ativos ≥300 minutos por semana; minimamente ativo ≥0 minutos por semana). A coleta de dados foi realizada em dois momentos (linha de base e pós intervenção). O tempo de intervenção foi de sete meses. Resultados: Os grupos se mostraram similares na linha de base em relação aos aspectos sociodemográficos e também os níveis de atividade física e de conhecimento. Após o período de intervenção, não houve diferença significativa no nível de atividade entre os grupos, porém houve uma significativa diferença no conhecimento, sendo que o grupo intervenção melhorou o seu conhecimento de forma estatisticamente superior ao grupo controle. Assim, uma intervenção escolar de sete meses foi efetiva para aumentar o nível de conhecimento dos alunos sobre atividade física e saúde, mas não para modificar seu comportamento.
Abstract: Introduction and objectives: Low levels of physical activity were observed in children and adolescents. In this sense, interventions for the promotion of physical activity and health at school are intended to change this framework. Thus, the objective of this study is to evaluate the effectiveness of a physical health and health promotion intervention among the elementary school students in the city of Pelotas, RS - "Physical Education +: practicing health at school". Methods: An experimental school-based study was developed. We randomly allocated 19 schools to intervening groups and 19 schools to the control group. The outcomes analyzed were the level of physical activity of the students and knowledge about physical activity and health. To assess the level of physical activity of the students (active ≥300 minutes per week, minimally active ≥0 minutes per week). A data collection was performed in two moments. The intervention time was seven months. Results: The groups were similar at the baseline in relation to sociodemographic aspects and also in the levels of physical activity and knowledge. After the intervention period, there is no difference between the level of activity between groups and the level of activity between groups. Thus, a seven-month school intervention was effective to increase students' level of knowledge about physical activity and health, but not to modify their behavior.
Keywords: Educação física
Escola
Atividade física e saúde
Intervenção
School
Physical activity and health
Intervention
Physical education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Escola Superior de Educação Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: FORTES, Milena de Oliveira. Efetividade de uma Intervenção Escolar de Promoção de Atividade Física e Saúde. 2012. Projeto de Pesquisa (Mestrado) – Curso de Mestrado em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3150
Issue Date: 25-Feb-2013
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