Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3174
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Efeitos de diferentes focos de atenção na aprendizagem de uma tarefa de equilíbrio em crianças
Other Titles: Effects of different focuses of attention in learning a task of Balance in children
Authors: Flôres, Fábio Saraiva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Chiviacowsky, Suzete
metadata.dc.description.resumo: Recentes estudos tem mostrado que a aprendizagem motora de crianças pode ser aumentada a partir do direcionamento da atenção, para os efeitos dos movimentos no ambiente (foco externo de atenção), em comparação ao direcionamento para os movimentos corporais (foco interno). O objetivo do presente estudo foi examinar os efeitos de diferentes tipos de foco de atenção, na aprendizagem de uma tarefa de equilíbrio, em crianças. Para cada idade, foram formados quatro grupos, com diferentes instruções induzindo: Grupo Foco Externo Distante (marcador laranja posicionado após a linha final), Grupo Foco Externo Próximo (empurrar as plataformas do Pedalo para baixo), Grupo Foco Interno (empurrar os pés para frente) e, Grupo Controle (sem instruções específicas direcionando a atenção). A tarefa requeria que os participantes (n = 108) andassem sobre o Pedalo em uma distância de 7 metros, delimitada por duas linhas (inicial e final). Um dia após a fase de prática, dois diferentes testes transferência (velocidade e velocidade com as mãos acima da cabeça) foram conduzidos, cada um com cinco tentativas. Os resultados mostraram que as crianças de 10 anos apresentaram menores tempos de movimento do que as crianças de seis anos de idade. Também, enquanto ambas as crianças dos grupos foco externo apresentaram desempenhos superiores do que as crianças dos grupos foco interno na fase de prática, apenas os grupos foco externo distante obtiveram maiores níveis de aprendizagem do que os grupos controle também na fase prática e, do que os grupos foco interno nos testes de transferência. Os achados demonstraram que os benefícios do foco externo de atenção, para a aprendizagem motora de crianças, podem ser impulsionados por instruções que induzam foco externo distante.
Abstract: Recent studies have shown that children’s motor learning can be enhanced by directing learner’s attention to the effects of their movements on the environment (external focus), than to their body (internal focus). The purpose of the current study was to examine the effects of different types of focus of attention, in the learning of a balance task in children. In each age group, four groups were given different instructions inducing: a distal external focus (an orange marker positioned after the finish line – DEF group), a proximal external focus (pushing the platforms under each foot forward – PEF group), an internal focus (pushing their feet forward – IF group), or no specific instructions regarding attentional focus (control group – C), before they began practicing. The task involved participants to ride a Pedalo along a distance of 7m, marked by starting and finishing lines. One day after practice two different transfer tests (speed pressure, and hands on the head and speed pressure) were conducted, consisting each of five trials. The results showed that older participants presented faster movement times than younger participants. Also, while both kinds of external focus groups outperformed the IF groups in the first test, only the DEF groups presented higher learning than C groups on the first test, and then IF groups on the second test. The findings demonstrate that the benefits of external focus of attention, for children’s motor learning, can be boosted by instructions inducing distal external focus.
Keywords: Aprendizagem motora
Equilíbrio
Atenção
Infância
Motor learning
Balance
Attention
Childhood
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Escola Superior de Educação Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: FLÔRES, Fábio Saraiva. “Efeitos de diferentes focos de atenção na aprendizagem de uma tarefa de equilíbrio em crianças”. 2014. 99f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3174
Issue Date: 2-Feb-2014
Appears in Collections:Pós-Graduação em Educação física: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fábio Saraiva Flôres_Dissertação.pdf968,39 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons