Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3686
Tipo: masterThesis
Título: Paisagem urbana: genealogia de uma intenção poética em pintura
Título(s) alternativo(s): Paisaje urbano: genealogía de una intención poética en pintura
Autor(es): Sebasti, Sabina Vallarino
Autor(es): Sebasti, Sabina Vallarino
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pohlmann, Angela Raffin
Resumo: O presente estudo, desenvolvido no mestrado em Artes Visuais na Universidade Federal de Pelotas durante os anos de 2015 e 2016, teve como principal objetivo aprofundar as causas de uma escolha poética pela pintura de paisagens urbanas. Como pesquisa genealógica, pretendeu-se, por meio da reflexão e da introspecção, descobrir os motivos que inspiraram e determinaram tais intenções estéticas. Frente aos desafios trazidos por uma época permeada pela cultura visual, a prática da pintura e a reflexão teórica procuraram abordar hipóteses que questionam em que medida o desenvolvimento de nossas habilidades perceptivas, por meio de uma tomada de consciência dos raciocínios implicados na representação pictórica, nos outorgaria uma visão mais apurada e intensa sobre o mundo que vivemos. Através de um trajeto provocado pelos processos de criação, a pesquisa enfocou questionamentos que pensadores como Baudelaire, Calvino, Bauman, Virilio e Careri colocam em relação ao desenvolvimento da vida na cidade, procurando reflexionar sobre a observação de fenômenos visuais como velocidade do trânsito, luzes noturnas e deslocamentos dentro do espaço urbano. Este trabalho buscou pensar a pintura de paisagens urbanas como uma indagação a respeito do modo como conformamos nossa experiência sensível, diante das fugazes e instigadoras perspectivas visuais que estimulam nossos percursos pela cidade.
Abstract: El presente estudio, desarrollado en el curso de Master en Artes Visuales, en la Universidad Federal de Pelotas durante los años 2015 y 2016, tuvo por principal objetivo ahondar las causas de una elección poética por la pintura de paisajes urbanos. Como investigación genealógica, pretendió, por medio de la reflexión y de la introspección, descubrir los motivos que inspiraron y determinaron tales intenciones estéticas. Frente a los desafíos que nos proporciona una época permeada por la cultura visual, la práctica de la pintura y la reflexión teórica procuraron abordar hipótesis que cuestionan en que medida el desenvolvimiento de nuestras habilidades perceptivas, por medio de una toma de consciencia de los razonamientos implicados en la representación pictórica, nos otorgaría una visión más refinada e intensa sobre el mundo que nos toca vivir. A través de un trayecto provocado por los procesos de creación, la investigación se enfocó en cuestionamientos que pensadores como Baudelaire, Calvino, Bauman, Virilio y Careri plantean acerca del desarrollo de la vida en la ciudad, procurando reflexionar sobre la observación de fenómenos visuales como velocidad del tránsito, luces nocturnas y recorridos dentro del espacio urbano. Este trabajo buscó pensar la pintura de paisajes urbanos como una indagación respecto del modo como conformamos nuestra e
Palavras-chave: Pintura
Paisagem urbana
Processos poéticos
Percepção visual
Paisaje urbano
Procesos poéticos
Percepción visual
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Pelotas
Sigla da Instituição: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Centro de Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Citação: SEBASTI, Sabina Vallarino. Paisagem urbana: genealogia de uma intenção poética em pintura. 2016. 97f. Dissertação(Mestrado em Artes Visuais) Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro das Artes, Universidade Federal de Pelotas,Pelotas, 2016.
Tipo de Acesso: OpenAccess
URI: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3686
Data do documento: 31-Ago-2016
Aparece nas coleções:Pós-Graduação em Artes visuais: Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sabina_Vallarino_Sebasti_Dissertação.pdf31,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons