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metadata.dc.type: doctoralThesis
Title: Implicações do Programa de Educação Tutorial pelo trabalho para a saúde na formação da Enfermagem da UFPel
Other Titles: Implications of the Tutorial Education Program for Working for Health in performance in the Nursing UFPel
Implicaciones del Programa de Educación Tutorial de Trabajo para la Salud Curriculum en la formación de enfermería UFPel
metadata.dc.creator: Pereira, Celeste dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Kantorski, Luciane Prado
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho discute a formação de recursos humanos para a área da saúde que prevê a “organização de um sistema de formação em todos os níveis de ensino”. O estado diz que entende que a atuação profissional deve se estabelecer com base nos conceitos do modelo de atenção centrado na saúde e na comunidade, e demanda a adequação de modelo assistencial buscando a formação de um profissional que detenha qualidade técnica e caráter humanista, a partir da adaptação de currículos preocupados em garantir o ensino/aprendizagem permeado por tais traços. Nesta perspectiva, o Ministério da Saúde e Ministério da Educação instituíram o Programa de Educação Tutorial para o Trabalho pela Saúde (PET Saúde), com base na abordagem integral do processo saúde-doença e ênfase na Atenção Básica, instigando mudanças na oferta de serviços à população, através dos cursos de graduação das profissões que integram a Estratégia de Saúde da Família. Neste sentido, defendo a tese que: o PET Saúde é um dos instrumentos que pode contribuir para aproximação do estudante com a realidade do SUS; entretanto, apesar das mudanças de modelo teórico, as políticas públicas ainda se manifestam de forma contraditória, promovendo uma mediação entre o modelo é dicocentrado e a nova perspectiva do SUS. Com base nas reflexões apresentadas, o presente estudo está pautado na seguinte questão de pesquisa: Quais as implicações do PET Saúde na formação dos estudantes de enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)? Para aprofundar este estudo, optou-se por analisar a implementação do PET Saúde no curso de graduação em Enfermagem da UFPel, no período de 2009/2011, almejando compreender as implicações para a formação profissional. Para responder esta questão foi desenvolvido um estudo qualitativo, no qual foram realizadas 18 entrevistas semi-estruturadas entre os meses de novembro e dezembro de 2015, com alunos, preceptores e tutores que integraram o programa, na UBS Simões Lopes. As categorias de análise foram autonomia e participação, na perspectiva da análise de discurso. A presente investigação demonstrou o entendimento dos sujeitos de que o PET Saúde pode ser considerado um dos instrumentos facilitadores desta aproximação, constituindo-se em uma importante ferramenta de qualificação do Sistema de Saúde.
Abstract: This paper discusses the development of human resources for health that provides for the "organization of a training system in all levels of education." The state says it believes that the professional performance should be established based on the concepts of centered care model in health and community, and demand the adequacy of care model seeking the formation of a professional who holds technical quality and humanistic character, from the adaptation of curricula concerned to ensure the teaching / learning permeated by such traits. In this regard, the Ministry of Health and Ministry of Education instituted the Tutorial Education Program for Working for Health (PET Health), based on the holistic approach of the health-disease and emphasis on primary care, instigating changes in the supply of services to population through the undergraduate courses of the professions that are part of the Health Strategy of the Family. In this sense, I argue that: PET Health is one of the instruments that can contribute to the student's approach to the SUS reality; However, despite the changes of theoretical model, public policies still manifest themselves in a contradictory manner, promoting mediation between the physician-centered model and the new perspective of the SUS. Based on the presented reflections, this study is guided by the following research question: What are the implications of PET health in the education of nursing students at the Federal University of Pelotas (UFPel)? To deepen this study, we chose to analyze the implementation of PET Health at undergraduate degree in Nursing UFPel in the period 2009/2011, aiming to understand the implications for vocational training. to answer this question we developed a qualitative study, which was conducted 18 semi-structured interviews between the months of November and December 2015, with students, preceptors and mentors who joined the program in UBS Simoes Lopes. the categories were autonomy and participation from the perspective of discourse analysis. this research has shown understanding of the subjects that PET health can be considered one of the facilitators instruments of this approach, constituting an important qualification tool health System.
En este trabajo se analiza el desarrollo de los recursos humanos para la salud que prevé la "organización de un sistema de formación en todos los niveles de la educación." El estado dice que cree que el desempeño profesional debe establecerse sobre la base de los conceptos de modelo de atención centrado en la salud y la comunidad, y la demanda de la adecuación del modelo de atención de la búsqueda de la formación de un profesional que mantiene la calidad técnica y el carácter humanista, desde la adaptación de los programas en cuestión para asegurar la enseñanza / aprendizaje impregnado de tales rasgos. En este sentido, el Ministerio de Salud y Ministerio de Educación instituyó el Programa de Educación Tutorial de Trabajo para la Salud (PET Salud), basado en el enfoque holístico de la salud-enfermedad y el énfasis en la atención primaria, instigar cambios en la oferta de servicios a población a través de los cursos de graduación de las profesiones que forman parte de la Estrategia de Salud de la Familia. En este sentido, se argumenta que: PET La salud es uno de los instrumentos que pueden contribuir al acercamiento del alumno a la realidad SUS; Sin embargo, a pesar de los cambios de modelo teórico, las políticas públicas todavía se manifiestan de manera contradictoria, la promoción de la mediación entre el modelo centrado en el médico y la nueva perspectiva del SUS. Sobre la base de las reflexiones presentadas, este estudio se guía por la siguiente pregunta de investigación: ¿Cuáles son las implicaciones de salud de las mascotas en la educación de los estudiantes de enfermería de la Universidad Federal de Pelotas (UFPel)? Para profundizar en este estudio, hemos elegido para analizar la implementación de? Salud de las mascotas en licenciatura en enfermería UFPel en el período 2009/2011, con el objetivo de comprender las implicaciones para la formación profesional. para responder a esta pregunta hemos desarrollado un estudio cualitativo, que se llevó a cabo 18 entrevistas semiestructuradas entre los meses de noviembre y diciembre de 2015, con los estudiantes, preceptores y tutores que se unieron al programa de UBS Simoes Lopes. las categorías fueron la autonomía y la participación desde la perspectiva del análisis del discurso. Esta investigación ha demostrado comprensión de los temas que el PET de la Salud puede ser considerado uno de los facilitadores instrumentos de este enfoque, que constituye una importante herramienta de calificación del Sistema de Salud.
Keywords: Currículo
Enfermagem
PET-Saúde
Curriculum
Nursing
PET-Health
Enfermería
PET-Salud
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citation: PEREIRA, Celeste dos Santos. Implicações do Programa de Educação Tutorial pelo trabalho para a saúde na formação da Enfermagem da UFPel. 2016. 180f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3825
Issue Date: 18-Apr-2016
Appears in Collections:Pós-Graduação em Enfermagem: Dissertações e Teses

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