Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3867
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPiedras, Estela Maris Reinhardt-
dc.contributor.authorAraújo, Ana Paula-
dc.contributor.authorSilva, Adriane Borda Almeida da-
dc.contributor.authorHerrmann, Ana Cláudia-
dc.contributor.authorOrtiz, José Oxlei-
dc.date.accessioned2018-05-11T18:50:48Z-
dc.date.available2018-05-11T18:50:48Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationPIEDRAS, Estela Maris; Ana Paula Araujo; BORDA,A.B.A.S; HERRMANN, Ana Cláudia; ORTIZ, J. O. S. . REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DIGITAL PARA O DESIGN ATRAVÉS DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, p. 1-10, 2011pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916-
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3867-
dc.description.abstractA área de representação gráfica exige abordagens e conteúdos educacionais que tratem de maneira integrada conceitos e procedimentos advindos tanto de técnicas tradicionais quanto de tecnologias digitais. Este artigo trata de uma pesquisa-ação na disciplina de Representação Gráfica e Digital, em que o processo de ensino-aprendizagem de sala de aula foi complementado pelas práticas de orientação à distância e de construção de conteúdo educacional digital no ambiente virtual de aprendizagem. A metodologia utilizada visa dar autonomia aos alunos no processo de aprendizagem, buscando avanços na interação entre os meios tradicionais e digitais de representação. Os resultados demonstram o caráter colaborativo que o ambiente despertou, aprimorando conhecimentos, otimizando os trabalhos práticos e agilizando o processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Patricia Steim (gegradi@gmail.com) on 2018-05-07T21:32:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 25080-96714-1-PB.pdf: 386506 bytes, checksum: 059cdb6d611cf50327c3ffe9e8179f92 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2018-05-11T18:50:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 25080-96714-1-PB.pdf: 386506 bytes, checksum: 059cdb6d611cf50327c3ffe9e8179f92 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-11T18:50:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 25080-96714-1-PB.pdf: 386506 bytes, checksum: 059cdb6d611cf50327c3ffe9e8179f92 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherRevista Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectConteúdo educacional digitalpt_BR
dc.subjectRepresentação gráfica digitalpt_BR
dc.subjectGEGRADIpt_BR
dc.subjectPOSGDpt_BR
dc.subjectPROGRAUpt_BR
dc.subjectTeaching and collaborative learningpt_BR
dc.subjectDigital educational contentpt_BR
dc.subjectDigital graphic representationpt_BR
dc.titleRepresentação gráfica digital para o design através de ambientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeDigital Graphic Representation for Design by Virtual Learning Environmentspt_BR
dc.typearticlept_BR
Appears in Collections:Pós-Graduação em Gráfica Digital: Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25080-96714-1-PB.pdf377,45 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons