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dc.creatorBetemps, Danielle Rasmussenpt_BR
dc.date.accessioned2018-07-06T14:11:22Z-
dc.date.available2018-07-06T14:11:22Z-
dc.date.issued2018-01-25-
dc.identifier.citationBETEMPS, Danielle Rasmussen. A Capitu de Dom Casmurro: relações dialógicas entre o romance de Machado de Assis e sua adaptação cinematográfica. 2018. 99 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4028-
dc.description.abstractThis paper is the result of the comparativist analisys of the dialogical relations between the novel Dom Casmurro (1899), by Machado de Assis, and its cinematographic adaptation Capitu (1968), directed by Paulo Cezar Saraceni, also considering the screenplay written by Lygia Fagundes Telles e Paulo Emilio Salles Gomes. Therefore, the reflexions are based on the bibliographic research about the conceptual triad: intertextuality, intermidiality and adaptation. First, the concept of intertextuality is developed from the precepts listed by Tiphane Samoyault. Then, the phenomenon of the intermidiality is elucidated by means of postulates by Claus Clüver, Irina Rajewky and Lucia Santaella. The triad closes with the approach of the adaptation practice by the perspectives of the translation studies (Haroldo de Campos and Julio Plaza) and narratives recycling (James Naremore), and equally with the demonstration of the theory proposed by Linda Hutcheon, which configures the guide text of the analisys proposed here. Furthermore, the literary potential of the screenplays constitutes another question brought to light in this study. This way, were verified the specificities of production of the film Capitu, which resulted from the adaptative work of a literature writer, a movie critic and a film-maker linked to the most innovative movement of the history of Brazilian Cinema – the Cinema Novo -, that wasn't happy in the confection of a transcreative and successfull adaptation, at the molds of Campos and Hutcheon, and failed in its project to move the narrative focus and, thus, recreate, in another language, the Machado de Assis' novel.pt_BR
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dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectRoteiropt_BR
dc.subjectDom Casmurropt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectAdaptationpt_BR
dc.subjectScreenplaypt_BR
dc.titleA Capitu de Dom Casmurro: relações dialógicas entre o romance de Machado de Assis e sua adaptação cinematográficapt_BR
dc.title.alternativeThe Dom Casmurro's Capitu: dialogical relations between the novel by Machado de Assis and its film adaptationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorID03108371037pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8322844868407855pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7009414478179425pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é o resultado da análise comparativista de relações dialógicas que perpassam o romance Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis, e sua adaptação cinematográfica Capitu (1968), dirigida por Paulo Cezar Saraceni, considerando também o roteiro fílmico escrito por Lygia Fagundes Telles e Paulo Emilio Salles Gomes. Para tanto, as reflexões baseiam-se na pesquisa bibliográfica sobre a tríade conceitual: intertextualidade, intermidialidade e adaptação. Primeiramente, a noção de intertextualidade é discorrida a partir dos preceitos elencados por Tiphane Samoyault. Em seguida, o fenômeno da intermidialidade é elucidado por meio de postulados de Claus Clüver, Irina Rajewky e Lucia Santaella. A tríade encerra-se com a abordagem da prática da adaptação pelos vieses de estudos da tradução (Haroldo de Campos e Julio Plaza) e da reciclagem de narrativas (James Naremore), e igualmente com a exposição da teoria proposta por Linda Hutcheon, a qual configura o texto-guia da análise aqui proposta. Ademais, o potencial literário dos roteiros de cinema constitui outra questão trazida à luz neste estudo. Desse modo, são verificadas as especificidades de produção do filme Capitu, o qual resultou do trabalho adaptativo de uma escritora de literatura e um crítico de cinema, bem como de um cineasta vinculado ao movimento mais inovador da história do cinema brasileiro – a saber, o Cinema Novo –, mas que não foi feliz na confecção de uma adaptação transcriadora e bem-sucedida, aos moldes de Campos e Hutcheon, e falhou em seu projeto de mover o foco narrativo e, assim, recriar, em outra linguagem, o texto machadiano.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Cláudia Lorena Vouto dapt_BR
Appears in Collections:Pós-Graduação em Letras: Dissertações e Teses

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