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metadata.dc.type: masterThesis
Title: A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (Síndrome de Asperger): uma proposta para o ensino de Química
Other Titles: The inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (Asperger's Syndrome): a proposal for the teaching of Chemistry
metadata.dc.creator: Dias, Ane Maciel
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Carlan, Francele de Abreu
metadata.dc.description.resumo: A discussão sobre inclusão não é recente, porém é preciso analisar o que entendemos por educação inclusiva e quem são os sujeitos da mesma, pois em que pese à legislação ser consistente neste sentido, os caminhos para sua concretude ainda são incertos. Os questionamentos sobre o tema surgiram durante a graduação no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pelotas e fizeram com que desenvolvesse a primeira pesquisa na temática. Com os resultados e as inquietações originados dessa pesquisa, iniciou-se, em 2015, um novo caminho na formação docente, qual seja o mestrado profissional no Programa de Pós Graduação no Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Conhecer o processo histórico da inclusão, as leis que a regem, a formação de professores, as necessidades das escolas públicas da cidade de Pelotas e os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), mais especificamente a Síndrome de Asperger, tornaram-se, então, alguns dos processos realizados durante a elaboração desta dissertação. Assim, este trabalho demonstra os caminhos percorridos pela autora, as estratégias planejadas para o desenvolvimento de materiais adaptados para o ensino de Química para alunos que apresentam TEA e, ainda, o percurso trilhado, objetivando a compreensão dos processos de aprendizagem dos alunos que apresentam TEA- Síndrome de Asperger. Através da parceria com as professoras da sala de aula e da sala de Atendimento Educacional Especializado, foi possível a elaboração de recursos adaptados, aplicados tanto em sala de AEE quanto na sala inclusiva. A proposta está embasada nos estudos que abordam o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a inclusão de alunos com deficiência na escola regular, o ensino de Química e a compreensão dos processos de aprendizagem. Para alcançar os objetivos, a investigação se desenvolveu em uma abordagem qualitativa, através da metodologia de Estudo de Caso, permitindo assim, um contato maior do pesquisador com os pesquisados e a aplicação das propostas elaboradas de forma colaborativa. Os dados foram analisados de forma descritiva, cujos resultados demonstraram que a utilização dos recursos possibilitaram a inclusão dos alunos Asperger, além de proporcionar o início de um trabalho colaborativo entre professores da sala de aula com a professora da sala de recursos. Como produto final do mestrado profissional elaborou-se um guia digital onde foram descritos além dos recursos para o ensino de Química utilizado durante o mestrado, as legislações que regem a inclusão e caracterização dos indivíduos que apresentam a Síndrome de Asperger, com o intuito de ser elemento de apoio aos professores, a ser distribuído nas escolas da rede
Abstract: The discussion about inclusion is not recent, but it is necessary to analyze what we mean by inclusive education and who are the subjects of it, since in spite of the fact that legislation is consistent in this sense, the ways to its concreteness are still uncertain. The questions about the subject arose during the graduation in the course of Degree in Chemistry of the Federal University of Pelotas and caused that it developed the first research in the subject. With the results and the restlessness originated from this research, a new path was started in the teacher training, which is the professional master's degree in the Graduate Program in Teaching Sciences and Mathematics of the Federal University of Pelotas. Knowing the historical process of inclusion, the laws that govern it, the training of teachers, the needs of the public schools of the city of Pelotas and the Autism Spectrum Disorders (TEA), more specifically Asperger's Syndrome, , some of the processes carried out during the elaboration of this dissertation. Thus, this work demonstrates the paths covered by the author, the strategies planned for the development of materials adapted for the teaching of Chemistry for students who present ASD and also the path trajectory, aiming at understanding the learning processes of students with ASD - Asperger's syndrome. Through the partnership with the teachers of the classroom and the Specialized Educational Assistance room, it was possible to elaborate adapted resources, applied in both the ESA room and the inclusive room. The proposal is based on studies that address Autism Spectrum Disorder (ASD), the inclusion of students with disabilities in regular school, the teaching of chemistry and the understanding of learning processes. In order to reach the objectives, the research was developed in a qualitative approach, through the methodology of Case Study, thus allowing a greater contact of the researcher with the researched ones and the application of the proposals elaborated in a collaborative way. The data were analyzed in a descriptive way, whose results showed that the use of the resources made possible the inclusion of the Asperger students, besides providing the beginning of a collaborative work between classroom teachers and the resource room teacher. As a final product of the professional master's degree, a digital guide was elaborated which described the legislation for the inclusion and characterization of individuals with Asperger's Syndrome in addition to the resources for the teaching of Chemistry used during the master's degree, in order to be element of support to teachers, to be distributed in the schools of the network
Keywords: Ensino de química
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Ensino médio
Educação inclusiva
Chemistry teaching
Autism Spectrum Disorder
High school
Inclusive education
Síndrome de Asperger
Asperger syndrome
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: DIAS, Ane Maciel. A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (Síndrome de Asperger): uma proposta para o ensino de Química. 2017.141f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4051
Issue Date: 11-Aug-2017
Appears in Collections:Pós-Graduação em Ensino de ciência e matemática: Dissertações e Teses



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