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Tipo: masterThesis
Título: Currículo e ensino de arquitetura e Urbanismo no CAU/UFPel
Autor(es): Pintado, Ricardo Luis Sampaio
Resumo: A presente dissertação tem por objeto de estudo a trajetória do ensino de arquitetura e urbanismo na Universidade Federal de Pelotas, através da análise dos currículos do curso. Para compreender os processos implicados na implantação e posterior desenvolvimento do curso, processos estes que resultaram em um elevado número de alterações curriculares, retoma o conjunto de leis que antecederam e reformaram a universidade brasileira e as disposições normativas da instituição. As disposições legais e regimentais definem um modo de organização e funcionamento da estrutura da universidade, onde o currículo se encaixa como um elemento articulador dos diversos elementos que constituem o ensino superior. Especificamente, resgata a história recente do ensino de arquitetura no país e acompanha a formação das áreas de estudo que se consolidaram com a edição do currículo mínimo de 1969. Finalmente, analisa as causas, os objetivos e os resultados do processo de reforma do currículo que foi empreendido em diversas etapas, e que resultou em uma nova configuração para o ensino de arquitetura e urbanismo na Universidade.
Abstract: This work refers to the teaching of architecture and city planning in the Federal University of Pelotas, analysing the contents of the course. To understand the process of how the course started and its later development (this process suffered many changes in the curriculum) this work checks the laws which came before and changed brazilian universities and their standards. The legal and regimental intentions define a way of the organization and the functioning of the university where the contents fit, joining several elements together which set up the teaching in the university. Specifically it goes over the recent history of the teaching of architecture in this country and goes along with the creation of study areas which consolidate with the minimum curriculum in 1969. Finally, it analyses the causes, aims and results of the changing process of the curriculum which was carried out in several parts and which resulted in a new configuration for the teaching of architecture and city planning in the university
Palavras-chave: Educação
Arquitetura e urbanismo
Ensino
Currículo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Pelotas
Sigla da Instituição: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4101
Data do documento: 19-Jan-2000
Aparece nas coleções:Pós-Graduação em Educação: Dissertações e Teses

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