Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4329
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndreazza, Robson-
dc.creatorSilva, Victor Henrique Medronhapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-22T14:39:42Z-
dc.date.available2019-04-22T14:39:42Z-
dc.date.issued2018-07-05-
dc.identifier.citationSILVA, Victor Henrique Medronha. Consumo de produtos sustentáveis: indicadores que antecedem a disposição a pagar. 2018. 1XXf. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Faculdade de Administração e Turismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4329-
dc.description.abstractThe theme of sustainable development has been integrated the agenda of researchers in the search for a development model that does not compromise the needs of future generations. Consumer buying behavior, in addition to the factors that precede it, has been highlighted as a key element for the adoption of more sustainable production processes. The willingness to pay (WTP) for sustainable products, as well as a strong indication of the perception of value by consumers, can be seen as an important strategic tool in the search for competitive advantages. What is intended in this study is to identify which constructs are positively related to this buying behavior and how the interactions between them are formed in the formation of consumer WTP by sustainable products. For that, the quantitative research method was used, through the survey technique, where 216 consumers were interviewed in different commercial points of the city of Pelotas/RS. As a result, it was possible to establish an instrument capable of measuring consumer WTP for sustainable products. In addition, it was confirmed that the healthy lifestyle has a positive relationship with the environmental awareness of the consumers, which in turn has a positive relationship with the WTP.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2019-04-22T14:36:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_Vitor_Henrique_Medronha.pdf: 719806 bytes, checksum: 4b6277755969ad090af03ebc09531062 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2019-04-22T14:39:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_Vitor_Henrique_Medronha.pdf: 719806 bytes, checksum: 4b6277755969ad090af03ebc09531062 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-22T14:39:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_Vitor_Henrique_Medronha.pdf: 719806 bytes, checksum: 4b6277755969ad090af03ebc09531062 (MD5) Previous issue date: 2018-07-05en
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectComportamento de comprapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectDisposição a pagarpt_BR
dc.subjectConsciência ambientalpt_BR
dc.subjectEstilo de vida saudávelpt_BR
dc.subjectBuying behaviorpt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectWillingness to paypt_BR
dc.subjectEnvironmental awarenesspt_BR
dc.subjectHealthy lifestylept_BR
dc.titleConsumo de produtos sustentáveis: indicadores que antecedem a disposição a pagarpt_BR
dc.title.alternativeConsumption of sustainable products: indicators that precede willingness to paypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3270843742142083pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5706766977817721pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Martins, Elvis Silveira-
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/8935092122290271pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Canever, Mario Duarte-
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9403954797583917pt_BR
dc.description.resumoA temática do desenvolvimento sustentável vem sendo integrada a agenda de pesquisadores na busca por um modelo de desenvolvimento que não comprometa o atendimento das necessidades das gerações futuras. O comportamento de compra dos consumidores, além dos fatores que o antecedem, tem se destacado como elemento chave para a adoção de processos produtivos mais sustentáveis. A disposição a pagar (DAP) por produtos sustentáveis, além de forte indicativo da percepção de valor por parte dos consumidores, pode ser vista como uma importante ferramenta estratégica na busca por vantagens competitivas. O que se pretende neste estudo é identificar quais os construtos que se relacionam positivamente com este comportamento de compra e como se dão as interações entre estes na formação da DAP dos consumidores por produtos sustentáveis. Para isso, foi utilizado o método de pesquisa quantitativa, pela técnica survey, onde foram entrevistados 216 consumidores em diferentes pontos comerciais da cidade de Pelotas/RS. Como resultado, foi possível estabelecer um instrumento capaz de mensurar a DAP dos consumidores por produtos sustentáveis. Além disso, foi confirmado que o estilo de vida saudável possui relação positiva com a consciência ambiental dos consumidores, que por sua vez possui relação positiva com a DAP.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Turismopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Agronomia Eliseu Macielpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Appears in Collections:Pós-Graduação em Desenvolvimento territorial e sistemas agroindustriais: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Vitor_Henrique_Medronha.pdf702,94 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons