Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4700
metadata.dc.type: book
Title: 13º Encontro sobre o poder escolar - Anais
Authors: Pereira, Dirlei de Azambuja
Carlos, Lígia Cardoso
Abstract: O 13º Encontro sobre o Poder Escolar, realizado em Pelotas/RS/Brasil, de 17 a 20 de julho de 2017, teve como objetivo discutir as relações democráticas na sociedade e na escola. Desse modo, a frase-tema escolhida e que iluminou as reflexões foi de Leonardo Boff, a saber: “O que concerne a todos deve ser decidido por todos”. Uma democracia verdadeira, praticada nos diferentes espaços, exige uma radicalidade no poder decisório. É sobre essa dimensão da democracia que nos alerta Boff. Assim, por meio de conferências, apresentações de experiências pedagógicas, rodas de conversa, mostras e atividades culturais, o público presente teve a oportunidade de ouvir, refletir e dialogar sobre a democracia em suas perspectivas macro e micro. Um debate necessário e urgente na atualidade. Em um contexto sócio-histórico que reivindica maior e efetiva participação popular nos destinos do país, também cabe à escola (re)pensar sobre as suas práticas e organizar uma proposta político-pedagógica que tenha em seus pilares o compartilhamento de decisões e a real presença da comunidade nas diversas ações desenvolvidas nesse espaço. A realização desse evento também constitui-se, cabe salientar, por meio de processos democráticos. Participam de sua organização sete instituições, sendo elas: a Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas; o Instituto de Formação Humanística, da Universidade Católica de Pelotas; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; a Secretaria Municipal de Educação e Desporto – Pelotas/RS; o Conselho Municipal de Educação – Pelotas/RS; a 5ª Coordenadoria Regional de Educação; e o 24º Núcleo do CPERS/Sindicato. Ao longo de suas treze edições e através de um esforço conjunto das entidades envolvidas, os Encontros sobre o Poder Escolar têm como princípios a compreensão de que: as transformações esperadas, no âmbito da escola, precisam ser constituídas por movimentos coletivos de autonomia e democracia radical; que as educadoras e os educadores aprendem na elaboração de um trabalho colaborativo e no exercício de socialização de suas práxis educativas; que produzem saberes; e, por fim, que a reflexão crítica sobre a ação oportuniza uma nova prática, uma prática ressignificada e com clareza de intencionalidade (CARLOS; DALL’IGNA, 2014)*.
Keywords: Educação
Democracia
Formação de professores
Poder escolar
metadata.dc.language: por
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4700
Issue Date: 15-Dec-2018
Appears in Collections:Editora UFPel: E-books

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
13º Encontro sobre o poder escolar - Anais.pdf5,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.