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dc.creatorAfonso, Paulo de Almeida-
dc.date.accessioned2020-05-21T02:13:57Z-
dc.date.available2020-05-21T02:13:57Z-
dc.date.issued2016-08-24-
dc.identifier.citationAFONSO, Paulo de Almeida. Recomendação de Objetos de Aprendizagem de Línguas baseada em Inteligência de Enxames. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Computação, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5475-
dc.description.abstractThis work proposes the application of swarm intelligence to recommend language learning objects. To the best of our knowledge, one cannot find in the literature specific works addressing the recommendation of this kind of object. Existing approaches are focused to recommend general learning objects without considering the aspects that guide the learning of languages. In this sense, a study of the essential elements that define a language learning object and the main approaches used in the mentioned general-use recommender systems was conducted. The study considered the application of our approach in a repository developed based on communicative teaching principles and took into account the complex nature of language learning. The recommendation in this context considers the existence of multiple conceptual connections among objects, which are built as the system is used, and are driven by the application of an algorithm based on Ant Colony Optimization. In order to validate our approach, we also implemented two of the general recommendation algorithms most widely used currently. Whereas a language learning object aims to be a facilitator of grammatical skills integration process, sociolinguistic and strategic, two essential aspects must be considered during the recommendation process: the ability to combine an object with another and its reusability, more specifically, the possibility of its application in different learning contexts. Thus, the results obtained from the experiments demonstrated that the proposed approach is efficient for the application context that it is proposed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2020-05-20T03:19:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_Paulo_Afonso.pdf: 3233546 bytes, checksum: e6bd8e379e817e291d0abbfc14c2a92e (MD5)en
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dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectInteligência de enxamespt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagem de línguaspt_BR
dc.subjectSistemas de recomendaçãopt_BR
dc.subjectSwarm intelligencept_BR
dc.subjectLearning objectspt_BR
dc.subjectLanguage learning objectspt_BR
dc.subjectRecommender systemspt_BR
dc.titleRecomendação de objetos de aprendizagem de línguas baseada em inteligência de enxamespt_BR
dc.title.alternativeRecommendation of Learning Objects Language based on Swarm Intelligencept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0237589066902197pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0481478169272902pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vetromille-Castro, Rafael-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/364030740052921pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe a aplicação de técnicas de inteligência de enxames para a recomendação de objetos de aprendizagem de línguas. No melhor de nosso conhecimento, não se pode encontrar na literatura trabalhos específicos de recomendação deste tipo de objeto. As abordagens existentes são voltadas para a recomendação de objetos de aprendizagem de modo genérico, sem considerar os aspectos que norteiam o aprendizado de línguas. Nesse sentido, foi realizado um estudo sobre os elementos essenciais que definem um objeto de aprendizagem de línguas e as principais abordagens utilizadas em sistemas de recomendação de uso geral. O estudo considerou a hipótese de aplicação em um repositório desenvolvido com base em princípios pedagógicos comunicativos e levou em consideração o caráter complexo da aprendizagem de línguas. A tarefa de recomendação nesse contexto prevê a existência de múltiplas conexões conceituais entre os objetos, que são construídas à medida que o sistema é utilizado, e ocorre através da aplicação do algoritmo de Otimização por Colônia de Formigas. Como forma de validar a solução proposta foram implementados, além da abordagem proposta, dois dos algoritmos de recomendação de uso geral mais empregados atualmente. Considerando que um objeto de aprendizagem de línguas tem como objetivo principal ser um facilitador do processo de integração de competências gramatical, sociolinguística e estratégica, dois aspectos essenciais devem ser considerados durante o processo de recomendação: a capacidade de combinar um objeto com outro e a reusabilidade, de forma mais específica, a possibilidade de sua aplicação em diferentes contextos de aprendizagem. Dessa forma, os resultados obtidos a partir dos experimentos demonstraram que a solução proposta mostra-se eficiente para o contexto de aplicação a que se propõe.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Tecnológicopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira Júnior, Paulo Roberto-
Appears in Collections:PPGC: Dissertações e Teses

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