Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5507
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Artefatos e “cArtografias”: o ensino da arte e a ressignificação do ambiente.
Other Titles: Artifacts and "cArtographies": The Teaching of Art and the Resignation of the Environment.
metadata.dc.creator: Souza, Jaison Couto de
metadata.dc.contributor.advisor1: Azevedo, Cláudio Tarouco de
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação é consequência de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas PPGAV/UFPel. Os dados produzidos resultam de ações pedagógicas e experiências estéticas vivenciadas a partir das aulas de Artes com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F.) Prof. Armando das Neves, na cidade de São Lourenço do Sul/RS, situada na orla da Laguna dos Patos. O principal objetivo foi promover o cuidado com o meio ambiente e, com isto a produção de novos olhares e subjetividades. Trata-se de uma pesquisa-intervenção de cunho investigativo-pedagógico, artístico e socioambiental embasada na articulação entre o método cartográfico (Deleuze; Guattari) e a a/r/tografia (Dias), a qual denominei “cArtografias”. Nessa perspectiva apresento análises e reflexões com base na minha autobiografia, nas proposições que realizei com meus estudantes e nos artefatos artísticos por mim produzidos. São referências fundamentais a esta investigação o filósofo francês Félix Guattari e sua obra “As Três Ecologias”, bem como, o artista e professor Dr. Paulo Damé, a partir do “Artefato” que se configura como referencial artístico à pesquisa. A partir da produção artística autoral e de estratégias pedagógicas, desenvolvi uma dialética entre o professor e o artista que transpôs o espaço da sala de aula e do atelier e, além disso, promoveu tanto para mim, quanto para os estudantes, reflexões e uma compreensão mais ampla e crítica em relação a nossa realidade socioambiental.
Abstract: This dissertation is the result of a research developed in the Graduate Program in Visual Arts of the Federal University of Pelotas PPGAV / UFPel. The data produced result from pedagogical actions and aesthetic experiences experienced from the Arts classes with students of the Municipal School of Elementary Education (E.M.E.F.) Prof. Armando das Neves, in the city of São Lourenço do Sul / RS, located on the edge of the Patos Lagoon. The main objective was to promote care with the environment and, with this, the production of new looks and subjectivities. It is a research-intervention research-pedagogical, artistic and socio-environmental based on the articulation between the cartographic method (Deleuze; Guattari) and a / r / tography (Dias), which I called "ctotographies". From this perspective I present analyzes and reflections based on my autobiography, the propositions I made with my students and the artistic artifacts I have produced. The French philosopher Félix Guattari and his work "The Three Ecologies", as well as the artist and professor Dr. Paulo Damé, are fundamental references to this research, starting from the "Artifact" that is configured as an artistic reference to research. From the author's artistic production and pedagogical strategies, I developed a dialectic between the teacher and the artist that transposed the space of the classroom and the atelier and, in addition, promoted for me as for the students, reflections and a more understanding broad and critical in relation to our socio-environmental reality.
Keywords: Arte/educação
Meio ambiente
"cArtografias"
Microintervenção artística
Microintervenção pedagógica
Arte contemporânea
Art/education
Environment
Artistic micro-intervention
Pedagogical micro-intervention
Contemporary art
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Centro de Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Citation: SOUZA, Jaison Couto de. Artefatos e “cArtografias”: o ensino da arte e a ressignificação do ambiente. 2019. 172 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5507
Issue Date: 2-Sep-2019
Appears in Collections:PPGAV: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAISON COUTO DE SOUZA_Dissertacao.pdf6,88 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons