Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5863
metadata.dc.type: conferenceObject
Title: Narrativas populares enquanto motor para uma educação simbólica: processo doutoral pós qualificação.
metadata.dc.creator: Borges, Alexandre da Silva
Peres, Lúcia Maria Vaz
Abstract: O presente texto busca trazer ao debate o momento de pós-qualificação doutoral da pesquisa que tem como título A Educação Simbólica em narrativas tradicionais: aspectos do imaginário pongondó, a qual se insere na linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem do Programa de PósGraduação em Educação, da Faculdade de Educação desta Universidade, e que tem como objetivo central perceber, a partir do simbolismo prenhe em narrativas pongondós (oriundas do Povo Novo/RS), contributos à formação dos sujeitos, emergentes de um imaginário tradicional. O trabalho em questão é nutrido pelas discussões ocorridas no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), do qual faz parte. No intuito de decorrer acerca de um outro espaço formativo, não institucional (formal), que tenha por características a naturalidade das “trocas simbólicas” (CASSIRER, 2005) e de conhecimento por meio da oralidade, voltamo-nos os olhos para a cultura popular do 3º Distrito do Município do Rio Grande/RS: Povo Novo. As narrativas dos sujeitos pongondós são a fonte de pesquisa deste trabalho, e versam acerca de crenças e hábitos da localidade: simpatias, benzeduras, modos-de-fazer, artesania etc.
Keywords: Educação Superior
Educação simbólica
Qualificação
metadata.dc.language: por
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
Citation: BORGES, A. S., PERES, L. M. V., Narrativas populares enquanto motor para uma educação simbólica: processo doutoral pós qualificação. ENPOS, 21, 2019, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2019. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2019/CH_01660.pdf. Acesso em: 12/06/2020.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5863
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Departamento de Fundamentos da Educação: Trabalhos em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NARRATIVAS_POPULARES_ENQUANTO_MOTOR_PARA_UMA_EDUCACAO_SIMBOLICA.pdf410,77 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons