Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5874
metadata.dc.type: conferenceObject
Title: A produção textual como atividade orientadora de ensino: uma experiência no curso de Pedagogia.
metadata.dc.creator: Antunes, Elenice Botelho
Damiani, Magda Floriana
Abstract: Este trabalho tem por objetivo, apresentar a experiência com o ensino da produção de textos, em uma disciplina optativa - Produção de Texto - a partir da perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino - AOE (MOURA et al., 2010). Justifica-se uma disciplina voltada para a produção textual porque o texto é ferramenta para construção do conhecimento. Para MARCUSCHI (2008), a língua é um instrumento que, simultaneamente, é veículo para comunicação entre as pessoas e instrumento para produção de um conhecimento formal. Para o autor, o ensino da língua escrita não deve ser efetivado de forma isolada (fonemas, morfemas, palavras soltas), mas por meio de unidades de sentido - textos. Por essa razão, trabalhar com a escrita, em sala de aula, é oportunizar aos estudantes uma forma de (re)construir o mundo a partir da reordenação de suas ideias, levando em conta sua relação com o meio físico e social, de modo que seja propício o seu desenvolvimento cognitivo (VYGOTSKY apud MOURA et al, 2010).
Keywords: Educação
Produção de textos escritos
Ensino
Conhecimento
metadata.dc.language: por
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
Citation: ANTUNES, E.B., DAMIANI, M.F.. A produção textual como atividade orientadora de ensino: uma experiência no curso de Pedagogia. In: ENPOS, 17, 2015, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2015. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2015/CH_04150.pdf. Acesso em 12/06/2020.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5874
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Departamento de Fundamentos da Educação: Trabalhos em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A_producao_textual_como_atividade_orientadora_de_ensino.pdf173,15 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons