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metadata.dc.type: masterThesis
Title: Eficiência em educação profissional, científica e tecnológica: um estudo sobre os Institutos Federais brasileiros
Other Titles: Efficiency in professional, scientific and technological education: a study on Brazilian Federal Institutes
metadata.dc.creator: Majada, Cheila Pinto
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalheiro, Everton Anger
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rohde, Leonardo Rosa
metadata.dc.description.resumo: A literatura tem demonstrado que é de praxe que a Administração Pública, na qual estão incluídos os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, objeto deste estudo, opere suas atividades por meio de recursos financeiros escassos. Por outro lado, faz-se necessário que o dinheiro público seja gerido de tal maneira que os serviços prestados pelas instituições públicas sejam eficientes, realizando o máximo possível a partir dos insumos disponíveis. À vista disso, o objetivo geral deste estudo é investigar o nível de eficiência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros. Para tanto, a metodologia adotada foi a Análise Envoltória de Dados com a finalidade de aferir o nível de eficiência das unidades estudas. Além disso, utilizou-se de testes econométricos, dentre eles o teste de causalidade de Granger, como forma de comprovar a relação entre as variáveis de inputs e outputs utilizadas na análise de eficiência. Os resultados dos testes de causalidade de Granger demonstram que existe um fluxo causal entre as variáveis consideradas como inputs neste trabalho (alunos ingressantes, investimentos, outras despesas correntes e total de servidores) e as variáveis aqui consideradas como outputs (alunos retidos e alunos concluintes). Assim sendo, a partir da Análise Envoltória de Dados, foi possível concluir que a Instituição mais eficiente no ano de 2018 foi o Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Por outro lado, no que se refere às Instituições que não alcançaram o escore máximo de eficiência, observou-se uma grande diversidade entre os resultados encontrados, sugerindo a necessidade de se tomar providências quanto à melhoria da eficiência das mesmas. Para que isso seja possível, demonstraram-se caso a caso os fatores que impediram que as Instituições ineficientes alcançassem a eficiência no ano de 2018, com o intuito de auxiliar a tomada de decisão pelos respectivos gestores a fim de que essas venham a tornarem-se eficientes.
Abstract: The literature has shown that it is usual that the Public Administration, which includes the Federal Institutes of Education, Science and Technology, object of this study, operate its activities through scarce financial resources. On the other hand, it is necessary that public money be managed in such a way that the services provided by public institutions are efficient, performing as much as possible from the available inputs. In view of this, the general objective of this study is to investigate the efficiency level of the Brazilian Federal Institutes of Education, Science and Technology. Therefore, the methodology adopted was the Data Envelopment Analysis with the purpose of measuring the efficiency level of the studied units. In addition, econometric tests were used, among them the Granger causality test, as a way to prove the relationship between the input and output variables used in the efficiency analysis. The results of the Granger causality tests show that there is a causal flow between the variables considered as inputs in this paper (new students, investments, other current expenses and total servers) and the variables considered here as outputs (retained students and senior students). . Thus, from the Data Envelopment Analysis, it was concluded that the most efficient institution in 2018 was the Federal Farroupilha Institute (IFFar). On the other hand, regarding the Institutions that did not reach the maximum efficiency score, there was a great diversity among the results found, suggesting the need to take steps to improve their efficiency. To make this possible, the factors that prevented inefficient institutions from achieving efficiency in 2018 were demonstrated on a case-by-case basis to assist decision-making by their managers so that they could become efficient.
Keywords: Administração pública
Eficiência
Institutos federais
Causalidade de Granger
Análise envoltória de dados (DEA)
Efficiency
Federal institutes
Causality of Granger
Data envelopment analysis (DEA)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração e Turismo
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
Citation: MAJADA, Cheila Pinto. Eficiência em educação profissional, científica e tecnológica: um estudo sobre os Institutos Federais brasileiros. 2019. 111f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Faculdade de Administração e Turismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6425
Issue Date: 30-Oct-2019
Appears in Collections:PROFIAP: Teses e Dissertações

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