Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6450
metadata.dc.type: article
Title: Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança.
Other Titles: Dance in K through 12 Basic Education: adequacy of contemporary practices in dance teaching.
Danse à l’École Élémentaire: l’appropriation de pratiques contemporaines par l’enseignement de la danse.
metadata.dc.creator: Corrêa, Josiane Gisela Franken
Santos, Vera Lúcia Bertoni dos
Abstract: O artigo enfoca o ensino de dança na Educação Básica a partir da reflexão sobre a pertinência da adoção de características do movimento artístico pós-1950 nos processos de criação em dança, em diálogo com autores como Hassan (1985), Silva (2005) e Rengel (2008). Nessa perspectiva, são consideradas mudanças de atitude nas práticas de ensino e aprendizagem em dança, decorrentes de transformações instigadas pela dança pós-moderna, tais como: o redimensionamento do conceito de corpo, a concepção de dança como processo criativo, coletivo e democrático e o estreitamento das relações entre as abordagens artísticas escolares e as formas de arte que se desenvolvem fora do ambiente escolar.
Keywords: Dança
Escola
Ensino
Contemporaneidade
Educação
Dance
School
Teaching
Contemporaneity
Education
Danse
École
Enseignement
Contemporanéité
Éducation
metadata.dc.language: por
Publisher: UFRGS
Citation: CORREA, Josiane Franken ; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA. Porto Alegre, v. 4, n. 3, p. 509-526, set./dez. 2014. Disponível em: https://ufpel.academia.edu/JosianeFranken. Acesso em: 19 de agosto de 2020.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6450
Issue Date: Dec-2014
Appears in Collections:Dança: Artigos avaliados por pares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Danca_na_Educacao_Basica.pdf421,99 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons