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metadata.dc.type: doctoralThesis
Title: Núcleo de Apoio à Saúde da Família e o Profissional de Educação Física.
Other Titles: Family Health Support Center and the Physical Education Professional.
metadata.dc.creator: Seus, Thamires Lorenzet Cunha
metadata.dc.contributor.advisor1: Siqueira, Fernando Carlos Vinholes
metadata.dc.description.resumo: Diante das constantes adequações dos Sistema Único de Saúde (SUS) para promover melhorias no acesso e na qualidade do serviço de saúde, foram desenvolvidas estratégias a fim de ampliar e qualificar o atendimento aos usuários. Desta forma, foram criados os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), compostos por equipes multiprofissionais que atuam em conjunto com as equipes de Saúde da Família por meio da estratégia de apoio matricial. Considerando que a inatividade física é fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis, desenvolver estratégias para aumentar os níveis de atividade física da população se tornou um objetivo para o SUS, o que ressalta a importância da participação do Profissional de Educação Física (PEF) na Atenção Básica (AB), sendo o NASF uma possibilidade para esta atuação. A fim de incentivar e avaliar as ações desenvolvidas pela AB, o governo federal criou o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQAB). O objetivo deste projeto de tese é realizar descrição a respeito das equipes de NASF, através dos dados do PMAQ-2 coletados em 2013, destacando as ações de promoção da saúde com atividades físicas e a participação do PEF. Contatou-se que o PEF é o segundo mais prevalente nas equipes de NASF de todo Brasil, apoiando 87% das equipes de AB. Além disso, 84,6% das equipes de NASF apoiam ou desenvolvem ações de promoção de Práticas Corporais e Atividades Físicas à portadores de doenças crônicas.
Abstract: In view of the constant adaptations of de Unified Health System (SUS) to promote improvements in access and quality of the service, strategies were developed in order to broaden and qualify the service to users. In this way, the Family Health Support Center (FHSC - in portuguese: NASF) were created. FHSC is composed of multiprofessional teams that work together with the Family Health teams through the matrix support strategy. Considering that physical inactivity is a risk factor for chronic non-communicable diseases, developing strategies to increase levels of physical activity in the population has become a goal for SUS, which highlights the importance of the participation of the Physical Education Professional in the primary care (PC). FHSC is a possibility for this acting. In order to encourage and evaluate the actions developed by primary care, the government created the Program for Improving Access and Quality of Primary Care (PMAQ-AB). The objective of this study is to describe of the FHSC teams, through the PMAQ-2 data collected in 2013, highlighting the actions of health promotion with physical activities and the participation of Physical Education Professional. It was reported that the PEP is the second most prevalent in the FHSC teams across Brazil, supporting 87% of the PC teams. In addition, 84.6% of the FHSC teams support or develop actions to promote Physical Activities in Chronic Diseases.
Keywords: Avaliação em saúde
Atenção Primária à Saúde
Promoção da saúde
Atividade motora
Health evaluation
Primary Health Care
Promotion
Motor activity
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Escola Superior de Educação Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: SEUS, Thamires Lorenzet Cunha. Núcleo de Apoio à Saúde da Família e o Profissional de Educação Física. 2018. 148p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas 2018.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6496
Issue Date: 28-May-2018
Appears in Collections:PPGEF: Dissertações e Teses

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