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metadata.dc.type: masterThesis
Title: Efeitos da demonstração autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade motora sequencialdo ballet clássico em crianças.
Other Titles: Effects of self-controlled demonstration on the learning of a complex sequential motor skill of classical ballet in children.
metadata.dc.creator: Lemos, Anielle Conceição
metadata.dc.contributor.advisor1: Clark, Suzete Chiviacowsky
metadata.dc.description.resumo: Estudos utilizando a demonstração autocontrolada têm apresentado resultados positivos para a aprendizagem de habilidades motoras em adultos. O presente estudo examinou os efeitos da demonstração autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade motora sequencial do ballet clássico em crianças. Divididas em duas condições de prática, demonstração autocontrolada (grupo Self) e externamente controlada (grupo Yoked) os participantes aprenderam uma sequência com 5 passos de ballet clássico demonstradas por um modelo habilidoso em vídeo. A fase de prática constou de 50 tentativas, enquanto a fase de retenção de 10 tentativas. Os escores de performance, níveis de autoeficácia percebida, emoções positivas relacionadas com a tarefa, a motivação e as preferências relacionadas ao momento de observação das demonstrações foram avaliadas e quantificadas. O grupo Self apresentou maiores escores de performance, de afetos positivos, de autoeficácia e de motivação para prática e aprendizagem do que o grupo Yoked. Conclui-se que a demonstração autocontrolada beneficia a aprendizagem de uma habilidade complexa sequencial do ballet em crianças, quando comparada à demonstração externamente controlada.
Abstract: Studies using self-controlled demonstration have been show positive results for the learning of motor skills in adults. The present study examined the effects of selfcontrolled demonstration on the learning of a sequential motor ballet skill in children. The participants practiced 50 trials of a classical ballet sequence, observing a skilled model on video, divided into two conditions of observational practice, self-controlled (Self group) and externally controlled (Yoked group). Twenty-fours hours after the practice phase the participants performed 10 trials of a retention phase, without demonstration. The performance scores, self-efficacy levels, positive emotions, motivation and preferences related to the time of observation were evaluated and quantified. The results demonstrated that the Self group showed significantly increased performance scores, and reported higher levels of positive affect, selfefficacy, and motivation than the Yoked group. We conclude that self-controlled demonstration benefits learning compared to an externally controlled condition.
Keywords: Aprendizagem por observação
Autonomia
Autoeficácia
Infância
Dança
Observational practice
Autonomy
Self-efficacy
Childhood
Dance
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Escola Superior de Educação Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: LEMOS, Anielle Conceição. Efeitos da demonstração autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade motora sequencial do ballet clássico em crianças. 2015. 113f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2015.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6531
Issue Date: 9-Jul-2015
Appears in Collections:PPGEF: Dissertações e Teses

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