Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6531
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLemos, Anielle Conceição-
dc.date.accessioned2020-10-06T00:55:03Z-
dc.date.available2020-09-24-
dc.date.available2020-10-06T00:55:03Z-
dc.date.issued2015-07-09-
dc.identifier.citationLEMOS, Anielle Conceição. Efeitos da demonstração autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade motora sequencial do ballet clássico em crianças. 2015. 113f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6531-
dc.description.abstractStudies using self-controlled demonstration have been show positive results for the learning of motor skills in adults. The present study examined the effects of selfcontrolled demonstration on the learning of a sequential motor ballet skill in children. The participants practiced 50 trials of a classical ballet sequence, observing a skilled model on video, divided into two conditions of observational practice, self-controlled (Self group) and externally controlled (Yoked group). Twenty-fours hours after the practice phase the participants performed 10 trials of a retention phase, without demonstration. The performance scores, self-efficacy levels, positive emotions, motivation and preferences related to the time of observation were evaluated and quantified. The results demonstrated that the Self group showed significantly increased performance scores, and reported higher levels of positive affect, selfefficacy, and motivation than the Yoked group. We conclude that self-controlled demonstration benefits learning compared to an externally controlled condition.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Maisonave (simonemaisonave@hotmail.com) on 2020-09-24T15:08:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_Anielle_Lemos.pdf: 1214180 bytes, checksum: e0e47f91da0c8e5791506403036eb816 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2020-10-06T00:48:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Anielle_Lemos.pdf: 1214180 bytes, checksum: e0e47f91da0c8e5791506403036eb816 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-06T00:55:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Anielle_Lemos.pdf: 1214180 bytes, checksum: e0e47f91da0c8e5791506403036eb816 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-07-09en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem por observaçãopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectAutoeficáciapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectObservational practicept_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.subjectSelf-efficacypt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.titleEfeitos da demonstração autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade motora sequencialdo ballet clássico em crianças.pt_BR
dc.title.alternativeEffects of self-controlled demonstration on the learning of a complex sequential motor skill of classical ballet in children.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorID01844469026pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9240134869784203pt_BR
dc.contributor.advisorID45864250082pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3676627708423832pt_BR
dc.description.resumoEstudos utilizando a demonstração autocontrolada têm apresentado resultados positivos para a aprendizagem de habilidades motoras em adultos. O presente estudo examinou os efeitos da demonstração autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade motora sequencial do ballet clássico em crianças. Divididas em duas condições de prática, demonstração autocontrolada (grupo Self) e externamente controlada (grupo Yoked) os participantes aprenderam uma sequência com 5 passos de ballet clássico demonstradas por um modelo habilidoso em vídeo. A fase de prática constou de 50 tentativas, enquanto a fase de retenção de 10 tentativas. Os escores de performance, níveis de autoeficácia percebida, emoções positivas relacionadas com a tarefa, a motivação e as preferências relacionadas ao momento de observação das demonstrações foram avaliadas e quantificadas. O grupo Self apresentou maiores escores de performance, de afetos positivos, de autoeficácia e de motivação para prática e aprendizagem do que o grupo Yoked. Conclui-se que a demonstração autocontrolada beneficia a aprendizagem de uma habilidade complexa sequencial do ballet em crianças, quando comparada à demonstração externamente controlada.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Clark, Suzete Chiviacowsky-
Appears in Collections:PPGEF: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Anielle_Lemos.pdf1,19 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons