Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6890
metadata.dc.type: article
Title: Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS.
Other Titles: Public-private parternships: performance of the Ayrton Senna Institute in the public education of the Brazilian RS State.
Alianzas público-privadas: desempeño del Instituto Ayrton Senna en la educación pública del Estado de RS en Brasil.
metadata.dc.creator: Scherer, Susana Schneid
Nascimento, Flávia Marchi
Cóssio, Maria de Fátima
Abstract: Neste trabalho, investiga-se a atuação do Instituto Ayrton Senna (IAS) nas redes municipais e estadual do estado do Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa subsidiou-se no viés da sociologia crítica, especificamente da metodologia de etnografia de rede, de Stephen Ball, a fim de analisar o contexto de influência, envolvendo as políticas educacionais por meio do uso de novas fontes de dados virtuais. Situam-se as parcerias público-privadas (PPP) como novos mecanismos de privatização, no contexto da globalização, das redefinições do Estado e dos movimentos de Nova Gestão Pública (NGP) e governança. A pesquisa sobre o IAS revelou sua forte atuação e rede de influência política com programas de alfabetização e gestão da educação, e desdobramentos importantes nas concepções e práticas educacionais.
Keywords: Educação pública
Parceria público-privada
Instituto Ayrton Senna
Public education
Public-private partnership
Instituto Ayrton Senna
Educación pública
Asociación público-privada
metadata.dc.language: por
Publisher: Scielo
Citation: SCHERER, Susana Schneid ; NASCIMENTO, Flávia Marchi ; CÓSSIO, Maria de Fátima . Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, v. 41, p. 1-18, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100957&tlng=pt. Acesso em 20 de janeiro de 2021.
metadata.dc.rights: OpenAccess
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/ES.241715
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6890
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Dança: Artigos avaliados por pares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf176,24 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons