Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6931
metadata.dc.type: article
Title: Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID.
Other Titles: Initial and continued training course: interdisciplinary projects done in PIBID.
Authors: Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
Leite, Vanessa Caldeira
Barcellos, Cátia Simone Ribeiro
Abstract: O artigo tem como objetivo explicitar a complexa dinâmica da construção dos projetos interdisciplinares desenvolvidos em escolas municipais, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica, realizados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). As ações interdisciplinares foram planejadas semanalmente, sob a orientação de um coordenador de área nas escolas em que o Pibid atua, com a presença dos supervisores e alunos bolsistas do Pibid de iniciação à docência pertencentes a diferentes áreas do conhecimento. Como metodologia foram realizadas visitas in loco nas escolas, durante as quais coletamos dados com o grupo interdisciplinar, realizamos observações sobre o processo de elaboração do projeto e coletamos avaliações do que já fora realizado, além de pesquisar os relatórios elaborados pelos grupos. Constatamos que muitas foram as diferenças e similaridades entre os grupos organizados em cada escola, bem como, as dificuldades e obstáculos encontrados ao longo do processo. Inferimos que o trabalho coletivo, sob a lógica interdisciplinar, tem causado grande impacto na formação inicial, promovendo um novo olhar sobre os processos de ensino e de aprendizagem.
Keywords: Iniciação à docência
Interdisciplinaridade
Formação inicial e continuada
Initiation to teaching
Interdisciplinarity
Initial and continuing education
metadata.dc.language: por
Publisher: UFSCAR
Citation: FRISON, L. M. B.; LEITE, V. C.; RIBEIRO BARCELLOS, C. S. Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID (Initial and continued training course: interdisciplinary projects done in PIBID). Crítica Educativa, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 519–532, 2017. DOI: 10.22476/revcted.v3i2.123. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/123. Acesso em: 28 jan. 2021.
metadata.dc.rights: OpenAccess
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.123
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6931
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Teatro: Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Percurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf416,74 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons