Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7035
metadata.dc.type: article
Title: Considerações sobre docência, formação e inserção da dança no espaço escolar brasileiro.
metadata.dc.creator: Corrêa, Josiane Gisela Franken
Hoffmann, Carmen Anita
Jesus, Thiago Silva de Amorim
Abstract: A investigação objetiva compreender o percurso histórico e legal sobre a inserção da dança na escola, enfocando o contexto sul-rio-grandense, local onde se desenvolve a pesquisa. Para tanto, foram estudados autores como Strazzacappa (2011), Almeida (2016), Hoffmann (2015) e Souza (2015), dentre outros, com o intuito de analisar os documentos legais e acontecimentos histórico-sociais, para subsidiar a discussão sobre as iniciativas que tornam possível a consolidação da profissão de professor em dança no Brasil e, especialmente, no Estado do Rio Grande do Sul. Considera-se que o crescente número de professores licenciados em dança no Brasil, associado à reconfiguração da área de Artes após a LDB de 1996, pressiona os gestores públicos a promover a expansão do campo de trabalho para esses profissionais, o que inclui a abertura de concursos públicos em nível municipal, estadual e federal. Porém, é preciso ressaltar que, não basta o aumento de vagas para a atuação dos professores de dança nas escolas de ensino formal, uma vez que é necessária a preparação do ambiente escolar para a recepção e inclusão dos mesmos, tanto sob o ponto de vista físico-estrutural quanto humano e conceitual.
Keywords: Ensino
Dança
Educação básica
Teaching
Dance
Formal education
metadata.dc.language: por
Publisher: UFB
Citation: FRANKEN CORRÊA, J. G.; HOFFMANN, C. A.; JESUS, T. S. DE A. Considerações sobre docência, formação e inserção da dança no espaço escolar brasileiro. ouvirOUver, v. 14, n. 1, p. 194-205, 19 jul. 2018. https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-14. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/39902. Acesso em: 12 de fev. de 2021.
metadata.dc.rights: OpenAccess
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-14
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7035
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Dança: Artigos avaliados por pares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Consideracoes_sobre_docencia.pdf314,75 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons