Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7149
metadata.dc.type: article
Title: Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música
Other Titles: Del girasol a las redes: la cibercultura como posible superación del aislamiento geográfico de docentes de música.
From the sunflower to the web: cyberculture as a possible way to overcome the geographic isolation of music academics
metadata.dc.creator: Borba, Marcelo Barros de
Louro, Ana Lúcia
Abstract: Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação.
Keywords: Ensino superior
Instituições regionais
Docentes universitários
Educação musical
Higher education
Regional institutions
University professors
Musical education
metadata.dc.language: por
Publisher: UNESPAR
Citation: BORBA, M. B.; LOURO, A. L. M. E. . Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música. Revista NUPEM (Online), v. v. 8, p. 227-246, 2016. Disponível em: http://revistanupem.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/299. Acesso em: 1 de março de 2021.
metadata.dc.rights: OpenAccess
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.33871/nupem.v8i14.299Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação.
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7149
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Música: Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Do_girassol_as_redes.pdf562,35 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons