Please use this identifier to cite or link to this item:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7153
metadata.dc.type: | article |
Title: | Da gradação ausente à gradação harmônica: Atmosphères de György Ligeti. |
metadata.dc.creator: | Vitale, Claudio Horácio |
Abstract: | Neste artigo, fazemos uma análise das três primeiras seções (ou campos sonoros) da obra Atmosphères (1961), de György Ligeti. Estudamos a relação entre alturas, os processos de simetria, de gradação, de ilusão, e os planos harmônicos gerados a partir do jogo com a intensidade. Fazemos uma leitura da obra a partir da ideia de gradação. Este conceito, elaborado pelo autor, está embasado em pesquisas desenvolvidas em diversos campos do conhecimento humano, como a retórica, a linguística, a literatura, as artes visuais e a própria música. |
Keywords: | György Ligeti Atmosphères Cluster Gradação Ilusão |
metadata.dc.language: | por |
Publisher: | UFPR |
Citation: | VITALE, C. H.. Da gradação ausente à gradação harmônica: Atmosphères de György Ligeti.. MÚSICA EM PERSPECTIVA, v. 9, p. 45, 2016. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/musica/article/view/46526. Acesso em: 1 de março de 2021. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
metadata.dc.identifier.doi: | http://dx.doi.org/10.5380/mp.v9i1.46526 |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7153 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | Música: Artigos avaliados por pares |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DA_GRADACAO_AUSENTE_A_GRADACAO_HARMONICA.pdf | 483,72 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License