Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7162
metadata.dc.type: article
Título : Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso.
Otros títulos : Collaborative teaching in bilingual education for the deaf: a case study.
metadata.dc.creator: Klein, Madalena
Aires, Rubia Denise Islabão
Resumen : O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas na bidocência na educação bilíngue para surdos tendo como base um estudo de caso em uma escola de surdos. Tomando como referencial teórico o campo dos Estudos Surdos e da formação e trabalho docente, estabelecemos cruzamentos entre observações em sala de aula e entrevistas com professoras que atuaram em bidocência. Constatamos que a bidocência promove trocas entre as professoras (surda e ouvinte), a partir das dinâmicas de trabalho, em que agregam diferentes saberes. Isso se reflete nas metodologias de ensino bilíngue para surdos, colocando as duas línguas – Libras e a língua portuguesa na modalidade escrita – em evidência. Consideramos que essa prática na bidocência apresenta potencialidades para as propostas de educação bilíngue no contexto da educação de surdos.
Palabras clave : Bidocência
Educação bilíngue
Surdos
metadata.dc.language: por
Editorial : FURG
Citación : KLEIN, MADALENA; AIRES, Rubia. Denise. I. . Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso. MOMENTO - DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO, v. 29, n. 1, p. 187-202, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9350. Acesso em: 1 de março de 2021.
metadata.dc.rights: OpenAccess
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9350
URI : http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7162
Fecha de publicación : 2020
Aparece en las colecciones: PPGE: Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Bidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf206,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons