Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7162
Tipo: | article |
Título: | Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso. |
Título(s) alternativo(s): | Collaborative teaching in bilingual education for the deaf: a case study. |
Autor(es): | Klein, Madalena Aires, Rubia Denise Islabão |
Abstract: | O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas na bidocência na educação bilíngue para surdos tendo como base um estudo de caso em uma escola de surdos. Tomando como referencial teórico o campo dos Estudos Surdos e da formação e trabalho docente, estabelecemos cruzamentos entre observações em sala de aula e entrevistas com professoras que atuaram em bidocência. Constatamos que a bidocência promove trocas entre as professoras (surda e ouvinte), a partir das dinâmicas de trabalho, em que agregam diferentes saberes. Isso se reflete nas metodologias de ensino bilíngue para surdos, colocando as duas línguas – Libras e a língua portuguesa na modalidade escrita – em evidência. Consideramos que essa prática na bidocência apresenta potencialidades para as propostas de educação bilíngue no contexto da educação de surdos. |
Palavras-chave: | Bidocência Educação bilíngue Surdos |
Idioma: | por |
Editor: | FURG |
Citação: | KLEIN, MADALENA; AIRES, Rubia. Denise. I. . Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso. MOMENTO - DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO, v. 29, n. 1, p. 187-202, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9350. Acesso em: 1 de março de 2021. |
Tipo de Acesso: | OpenAccess |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9350 |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7162 |
Data do documento: | 2020 |
Aparece nas coleções: | PPGE: Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf | 206,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons