Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7177
metadata.dc.type: bookPart
Title: O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores.
metadata.dc.creator: Rezende, Pauline Apolinário Czarneski
Garcia, Narjara Mendes
Abstract: O presente capítulo faz parte da dissertação desenvolvida na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) – EAEFE do Programa de PósGraduação em Educação Ambiental – PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O estudo realizado teve como objetivo identificar como o teatro pode se configurar enquanto linguagem na formação inicial de professores e no desenvolvimento de um olhar ecológico e de ações em Educação Ambiental. Para tanto, foi pesquisada a prática teatral em duas turmas de estudantes de Pedagogia Licenciatura. Os resultados confirmam a defesa da ideia de que o teatro é uma importante linguagem educacional no acontecer da Educação Estético-Ambiental, que permite a emancipação dos sujeitos, o exercício do pensar e repensar os papéis pressupostos pela sociedade e a humanização dos envolvidos por meio da sensibilização.
Keywords: Educação Estético Ambiental
Educação Ambiental Crítica
Teatro na educação
Linguagem Teatral
Aesthetic-Environmental Education
Critical Environmental Education
Theater in education
Theatrical Language
metadata.dc.language: por
Publisher: Editora Atena
Citation: REZENDE, Pauline Apolinário Czarneski ; GARCIA, Narjara Mendes. O teatro enquanto linguagem educacional estético-ambiental na formação de professores. Enfoque Interdisciplinar na Educação Ambiental. 1. ed. Ponta Grossa: Editora Atena, 2019. P.125-140.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7177
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Teatro: Capítulos de livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O_teatro_enquanto_linguagem_educacional.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons